header top bar

section content

Três municípios do Cariri cearense apresentam circulação da nova variante do coronavírus

Brejo Santo com quatro casos, Juazeiro do Norte com dois e Crato com um caso, são os municípios que aparecem na lista.

Por Luiz Adriano

06/03/2021 às 15h07 • atualizado em 06/03/2021 às 15h10

Coronavírus (Foto: Reuters / Phil Noble)

Três cidades do Cariri cearense já aparecem na lista com a nova variante do Coronavírus. Brejo Santo com quatro casos, Juazeiro do Norte com dois e Crato com um caso, são os municípios que apresentam o vírus.

Um Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisou 192 amostras de infectados com Covid-19 em 37 municípios do Estado: do total, 126 pacientes (65%) de 24 localidades tiveram a presença da nova cepa confirmada.

VEJA TAMBÉM

Município do Crato, no Cariri cearense, está com 100% de leitos de UTIs ocupados

Conforme Eduardo Ruback, pesquisador em saúde pública da Fiocruz Ceará e coordenador de Biologia Molecular da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, as amostras foram coletadas entre os dias 14 e 25 de fevereiro, sendo selecionadas por critério de qualidade para análise.

A Fiocruz nacional divulgou na manhã desta sexta-feira (05), que 71,1% das amostras do Ceará deram positivo para a nova cepa, diferente dos 65% obtidos nos dados locais. Eduardo Ruback disse que o estudo usado é o mesmo, mas, que “das 192 amostras testadas, só havia os dados completos de 172 até o momento de divulgação, e nessas a porcentagem era de 71,1%”.

“Fizemos os cortes de idade, sexo, raça/cor e localidade, mas são poucas amostras para se ter uma estatística segura detalhada. O dado principal é que temos estas variantes já circulando no Estado e, pelo retrato, em grande quantidade. Tem município que não teve nenhum caso, e outros que todas as amostras eram da nova variante”, esclareceu.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: