header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisador da Fiocruz critica ministro da saúde e diz que Cloroquina é assunto encerrado

O estudioso fez críticas à fala de Marcelo Queiroga na CPI da Covid e disse que, para a ciência, o uso da Cloroquina no tratamento da Covid já foi concluído e não tem mais necessidade de continuar com debates a respeito.

Por Luiz Adriano

11/05/2021 às 17h41 • atualizado em 11/05/2021 às 17h49

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jaime Ribeiro, concedeu entrevista nesta terça-feira (11) à TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão no Ceará, e falou sobre as declarações feitas pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre o uso ou não da Hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

Segundo Jaime, o assunto voltou a ser debatido devido às declarações feitas por Marcelo Queiroga ao indagar que ‘não há um consenso no que diz respeito ao uso da Cloroquina para Covid’. Jaime Ribeiro citou a fala do ministro o qual teria dito que existe divergências, diferentes opiniões médicas e que alguns médicos seriam a favor do uso do medicamento, enquanto que outros profissionais não compartilham desse pensamento. Queiroga ainda teria falado que seria necessário ouvir médicos, defensores de cada um dos pontos de vista para se chegar a uma conclusão, argumento totalmente reprovado pelo estudioso da Fiocruz.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Pesquisador diz que mutações da Covid-19 já eram esperadas; “elas não nos pegaram de surpresa”

“Eu não concordo com essa fala do ministro da saúde em hipótese alguma. Existem coisas que são questão de opinião realmente, mas existem coisas que tem consenso científico. Existem hoje já, mais de uma ano depois do início da Covid muitos estudos que foram feitos para perguntar e tentar responder se a Cloroquina é eficiente ou não no tratamento da Covid, na prevenção da Covid e se ela deve ou não ser utilizada”, explicou Jaime.

Imagem ilustrativa. (Foto: Agência Pará).

O pesquisador acrescentou que as pesquisas científicas relatam que o medicamento não ajuda no tratamento da Covid, assim como, pode trazer outros prejuízos às pessoas que fizerem uso dele.

“A grande maioria desses artigos vão mostrar que a Cloroquina, além de não trazer benefícios para pacientes com Covid, pode aumentar o risco de outras complicações como problemas cardíacos, renais, toxicidade, ou seja, na linguagem popular, fazer mal a quem usa esse medicamento, especialmente por muito tempo”, detalhou.

Jaime Ribeiro explicou que falar dos resultados de um medicamento não se trata do ponto de vista de ninguém, mas tem haver com provas da ciência.

“Não é questão de opinião… Isso não se trata de opinião, mas se trata de encarar os fatos com uma visão científica”, pontuou.

“Essa questão já deveria está encerrada há muito tempo, porque na ciência ela já foi encerrada”, concluiu.

Jaime Ribeiro é natural de Ipaumirim-CE. Ele foi entrevistado no programa Balanço Ceará, que é apresentado por Abelardo Jorge todas as terças-feiras das 14h às 16h na TV Sul Cariri.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: