header top bar

section content

Aprece diz que 10 cidades do Ceará estão em previsão de colapso por falta de oxigênio

A Associação de Prefeitos esclareceu que não há estudo técnico apontando a gravidade da crise. As informações da situação das cidades é classificada com base na avaliação de cada gestão.

Por Luiz Adriano

09/03/2021 às 13h28 • atualizado em 09/03/2021 às 13h33

De acordo com a Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), o estado tem 10 cidades com previsão de oxigênio em colapso. (Foto: Reprodução/EPTV).

A Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) divulgou dados de um levantamento feito pela entidade onde mostra que 10 municípios do estado já vive uma situação de colapso por falta de oxigênio. A alta demanda pelo produto que é fundamental para tratar pacientes em estado grave da Covid-19 é o motivo principal para tamanha preocupação.

A pesquisa feita pela Aprece foi realizada em 173 das 184 cidades do Ceará. Confira os dados:

– 74 municípios que equivale a 40,22%, estão em situação crítica; estoque baixo, mas suficiente para manter atendimento dos pacientes, caso a demanda não seja acrescida de forma brusca.
– 67 cidades equivalente a 36,41% em condição normal, no entanto, estão no limite; tem oxigênio suficiente para atender os pacientes internados, mas não há capacidade de receber mais pessoas.
– 10 cidades que em porcentagem é 5,43%, encontram-se em colapso.
– 22 municípios (11,96%), em outras situações.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Enfermeira relata drama nos hospitais de Manaus com o aumento de casos de pacientes com Covid-19

Segundo a Aprece, todos os município que fizeram parte do levantamento, já foram alertados através dos fornecedores com relação as dificuldades em garantir o abastecimento do oxigênio hospitalar.

A Aprece também informou que a situação de cada cidade em relação ao abastecimento de oxigênio é classificada com base em avaliação de cada gestão, mas lembra que não há estudo técnico apontando a gravidade da crise.

Conselho diverge

Sayonara Cidade, ela que é presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), disse que não há colapso nas cidades: “Não temos nenhum município que entrou em colapso. Nós temos municípios preocupados em entrar em colapso, é diferente. Nós não temos ranking de dez municípios que entraram em colapso de oxigênio, isso não existe. Estão tendo dificuldade em aumentar o volume, em adquirir cilindros, isso tudo por conta do momento”, pontuou.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: