header top bar

section content

Procura por vacina contra a gripe causa filas e tumultos em unidade de saúde de Juazeiro do Norteá

Prioridade, segundo a prefeitura de Juazeiro do Norte, é, por enquanto, vacinar gestantes, crianças e idosos.

Por G1 CE

11/06/2019 às 11h04

Prioridade, segundo a prefeitura de Juazeiro do Norte, é, por enquanto, vacinar gestantes, crianças e idosos.

O Centro de Dermatologia Sanitária e Doenças Infecto-Contagiosas Lourival Gondim de Juazeiro do Norte, principal ponto de vacinação contra a gripe no município da Região do Cariri do Ceará, amanheceu lotado nesta terça-feira (11). A grande procura pela imunização gerou filas, reclamações e tumultos na unidade de saúde. Devido à grande aglomeração de pessoas, órgãos de trânsito fecharam o acesso de veículos na Rua João Machado, no Bairro Santa Tereza, onde o Centro está localizado.

A dona de casa Jeniffer Ferreira levou o filho de um ano para se vacinar. Ela diz que chegou de madrugada. Na segunda-feira (10), Jennifer chegou cedo à unidade, mas, antes do meio dia, foi informada de que a vacinação havia sido cancelada por conta do tumulto e da falta de vacinas.

“Ontem [segunda-feira] eu cheguei muito cedo. Deu 11h já não tinha mais vacina. E hoje está triste. Atendimento péssimo. Revoltada até demais. Por causa da desorganização do posto”, reclama.

Já Natália Ferreira de Sousa trouxe a filha de quatro anos. Ela diz que falta organização dentro da unidade de saúde.

“Se tivesse pelo menos mais organização, daria mais eficiência. Olha o tanto de guarda. Eles não sabem nem organizar uma fila para idoso e para criança. Porque quem está aqui desde cedo tá lutando por causa disso. Se organizassem para ter uma fila decente, não estava esse tumulto todo”.

Prioridade, segundo a prefeitura de Juazeiro do Norte, é, por enquanto, vacinar gestantes, crianças e idosos.

Grupo prioritário
A vacinação contra a gripe em Juazeiro do Norte será aplicada somente em crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos (1ª ou 2ª dose); idosos acima de 60 anos e gestantes. Serão atendidas apenas pessoas residentes no município de Juazeiro do Norte, portando cartão de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Doses da vacina
De acordo com a prefeitura de Juazeiro do Norte, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) enviou 8.800 doses da vacina contra a gripe ao município, destinadas aos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde e também para a 2ª dose das crianças.

“O que recebemos não são doses extras, mas as que já estavam previstas para o grupo prioritário”, explicou a secretária da saúde, Francimones Albuquerque.

Durante a campanha, o município recebeu 71.950 doses para vacinação dos grupos prioritários, que, no total, já ultrapassaram a meta de 90%. Crianças, idosos e gestantes são os grupos que ainda precisam atingir a meta.

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/11/procura-por-vacina-contra-a-gripe-causa-filas-e-tumultos-em-unidade-de-saude-de-juazeiro-do-norte-no-ceara.ghtml

Recomendado pelo Google: