header top bar

section content

VÍDEO: Padre convida fiéis para 105ª Festa da Romaria de São Sebastião em Ipaumirim, 3ª maior do Ceará

Novenário acontece de 11 a 20 de janeiro. Mas o momento mais esperado é a procissão com a imagem de São Sebastião retornando da matriz para a "pedra"

Por Luis Fernando Mifô

12/01/2024 às 17h30 • atualizado em 12/01/2024 às 17h35

De 11 a 20 de janeiro, fiéis católicos celebram o 105º Novenário e Festa da Romaria de São Sebastião, co-padroeiro do município de Ipaumirim, no Ceará. São 9 dias de celebrações, mas é a romaria com a imagem do santo o momento mais aguardado e que reúne uma multidão. No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, padre José Gonçalves deu detalhes da festa e convidou os devotos para o evento secular.

Nessa quinta-feira (11) aconteceu a procissão com a imagem de São Sebastião saindo da “pedra”, onde fica o monumento, para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do município. À noite começa o novenário com missas e quermesse para arrecadar fundos para a paróquia.

O dia 20 é marcado pela realização de quatro missas seguidas (para não deixar nenhum fiel sem assitir a uma homilia) e, claro, pela aguardada procissão de retorno da imagem de São Sebastião para a “pedra”, momento que costuma registrar maior concentração de romeiros.

Monumento de São Sebastião em Imaumirim-CE (Foto: Paróquia de N. S. da Imaculada Conceição)

Na cidade há uma forte tradição nas romarias de São Sebastião. A primeira foi realizada em 1919. Todos os anos, centenas de fiéis, tanto do município quanto de estados vizinhos, participam da festividade e sobem mais de 200 degraus para alcançar o topo da “Pedra de São Sebastião”.

A imagem de São Sebastião fica em cima da “pedra” e os devotos sobem para fazer promessas ou pagar e agradecer pelas graças alcançadas. A festa é considerada a 3ª maior romaria do Ceará.

Procissão com a imagem de São Sebastião em 2023 (Foto: Diocese de Crato)

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: