header top bar

section content

VÍDEO: Padre Cícero deverá ser inserido no ‘Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria’

Os senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Paulo Paim (PT-RS) destacaram a relevância da história de 'Padim Ciço'. Segundo informou o Senado Federal, caso não haja recurso para votação em Plenário, a proposta seguirá para sanção

Por Luiz Adriano

09/08/2023 às 16h45 • atualizado em 09/08/2023 às 16h49

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto (PL 10/2020) que inscreve o nome do padre Cícero Romão Batista, conhecido por Padre Cícero ou Padim Ciço, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta, da Câmara dos Deputados, foi relatada pelo senador Cid Gomes (PDT-CE). Caso não haja recurso para votação em Plenário, a proposta seguirá para sanção.

“A sua liderança religiosa extrapolou as fronteiras do Estado do Ceará e são até hoje incontáveis a quantidade de fiéis que vem da Paraíba, que vem de Pernambuco, quem vem de Sergipe, que vem de Alagoas, que vem da Bahia, que vem do Maranhão, que vem do Piauí, para as datas solenes em que se homenageia o seu nascimento, a sua morte e a data do padroeiro, da padroeira da cidade de Juazeiro do Norte”, enfatizou o senador Cid Gomes.

O senador Paulo Paim (PT-RS) também enalteceu a história do Padre Cícero, disse que seu legado é um exemplo para o mundo e lembrou do processo de beatificação que foi autorizado pela Igreja Católica no ano passado.

“Muitos são colocados como heróis da pátria, alguns eu lanço dúvidas, esse aqui, eu diria, o Padre Cícero é uma alma iluminada, ele cuidava dos pobres, dos mais carentes, dos mais necessitados. É uma referência para o Brasil e para o exterior e por isso em 2022 entrou o processo de beatificação”, destacou o parlamentar gaúcho.

Foto: Domínio Público

O PL 10/2020, que inscreve o Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, foi apresentado pelo deputado José Guimarães (PT-CE) e aprovado pela Câmara em maio deste ano. O relator no Senado é o senador Cid Gomes (PDT-CE), que recomenda a aprovação do texto.

Em 2022 a Igreja Católica Apostólica Romana, por intermédio do Papa Francisco no Vaticano, autorizou o início do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista.

Cícero Romão Batista nasceu na cidade do Crato (CE) em 1844. Desenvolveu trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares.

(Textos em itálico: Agência Senado)

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: