header top bar

section content

VÍDEO: Jornalista destaca bastidores da eleição suplementar de Baixio-CE e diz que resultado não muda cenário

"Não existe diferença", disse o profissional da imprensa cearense. Ele ressaltou que o cenário estadual não provocou efeitos na eleição, e disse que o momento é difícil para a candidata derrotada, no âmbito municipal

Por Luiz Adriano

13/12/2022 às 12h52 • atualizado em 13/12/2022 às 12h57

O profissional da imprensa cearense, Israel Pereira, o qual faz parte do quadro da TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão, na cidade de Ipaumirim, na região do Centro-Sul do Ceará, participou ao vivo nesta segunda-feira (12) do programa Olho Vivo e deu destaques da eleição suplementar ocorrida no último domingo (11) em Baixio-CE.

Ele explicou que o vencedor do pleito, Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira (PDT), já estava comandando o município desde 26 de junho deste ano, após a cassação do gestor anterior, o cajazeirense José Humberto Moura Ramalho.

Na eleição suplementar Amaurílio obteve 2.743 votos contra 1.333 de sua oponente Cassilda Alencar (PT). A diferença pro Amaurílio foi de 1.410 votos. De acordo com Israel, esta margem é a maior no município desde 2008.

Segundo o profissional, a TV Sul Cariri acompanhou durante todo o dia a eleição suplementar em Baixio e tudo transcorreu normalmente.

Cidade de Baixio, no Centro-Sul cearense – foto: divulgação/prefeitura

CENÁRIO ESTADUAL X SITUAÇÃO MUNICIPAL

A candidata derrotada teve o apoio do senador eleito Camilo Santana e do governador eleito Elmano de Freitas, ambos do PT, enquanto que o partido do prefeito eleito é o mesmo do candidato derrotado nas eleições presidencIais, Ciro Gomes.

Mesmo havendo essa conjuntura a nível de estado, Israel preferiu opinar mostrando a realidade da candidata derrotada no âmbito municipal. Segundo ele, Cassilda em 2020 teve 1.895 votos contra 2.739 de José Humberto. De acordo com Israel não houve muita mudança com a cassação do ex-prefeito e a posse de Raimundo Amaurílio.

“Não houve uma diferenciação no município de Baixio. A gente não consegue perceber quando da cassação de José Humberto para o início de mandato de Raimundo Amaurílio, não existe diferença”, relatou.

O profissional ressaltou que Cassilda continuou enfrentando os mesmos adversários de 2020, concorrendo contra a máquina e contra duas grandes forças políticas do município.

Ele disse ainda que quase todos os vereadores estavam apoiando o candidato eleito, além do ex-prefeito Armando Quaresma.

Considerando toda esta série de fatores, Israel relatou ainda que nos bastidores foi comentado, que várias pessoas que em 2020 haviam apoiado a então candidata, teriam repensado e votado contrário na eleição suplementar.

Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira, conhecido popularmente por ‘Zico’, é o novo prefeito de Baixio, no Ceará – foto: divulgação

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Os eleitores da cidade de Baixio, no Centro-Sul cearense, foram às urnas no último domingo (11) para escolher o novo prefeito do município que vai administrar até dia 31 de dezembro de 2024. A eleição suplementar foi necessária devido à cassação do diploma do prefeito reeleito em 2020, José Humberto Moura Ramalho, por abuso de autoridade.

Um total de 4.307 eleitoras e eleitores, (77,03% do eleitorado apto) foram às urnas em Baixio, neste domingo (11) e com 67,3% dos votos válidos (2.743 votos), Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira, conhecido popularmente por ‘Zico’, é o novo prefeito do município, e Donizete Cavalcante é o vice. Ambos são do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Estavam aptas a votar 5.591 pessoas.

CEARÁ1

Recomendado pelo Google: