header top bar

section content

Deputado denuncia governo do Ceará por patrocinar livro sobre a Covid-19 no valor de R$ 547 mil

O livro será um relato da pandemia no estado do Ceará e terá a assinatura do jornalista cearense Lira Neto, o qual reside em Portugal.

Por Luiz Adriano

10/02/2021 às 10h50 • atualizado em 10/02/2021 às 11h01

(Foto: Reprodução do site www.cee.fiocruz.br)

O deputado estadual do Ceará, Heitor Férrer (Solidariedade), natural de Lavras da Mangueira, no Cariri cearense, deu entrada em uma representação no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e no Ministério Público do mesmo estado (MPCE), contra um patrocínio anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), de um livro que terá como conteúdo a cobertura do enfrentamento da Covid-19 no estado do Ceará, o qual custará o valor de R$ 547 mil.

O livro será uma obra do jornalista e escritor cearense Lira Neto, autor das biografias de Getúlio Vargas e Padre Cícero, que reside há dois anos em Portugal. O material está previsto para ser concluído em maio deste ano e terá como título: “Pandemia: A luta contra o Covi-19 no Ceará”.

VEJA TAMBÉM

Ministério Público Federal abre canais online para receber denúncias de desvio de vacinas da Covid-19

Veja o que diz no contrato quando se refere à cláusula sobre o valor dos recursos orçamentários:

O deputado postou um vídeo em suas redes sociais onde declara sua ação e diz que vai aguardar a postura das entidades as quais foram acionadas. “Protocolei ofício no MPE e TCE para que investiguem o absurdo patrocínio de meio milhão de reais do Governo do Estado para elaboração de um livro sobre a pandemia no Ceará. Vamos aguardar o posicionamento desses órgãos.”, relatou o parlamentar.

Confira a postagem na íntegra:

De acordo com o Diário Oficial do Estado, o qual anunciou o patrocínio em dezembro de 2020, justifica a ação do governo. “O projeto visa demonstrar a real condição da doença para a população, ofertando informações confiáveis, objetivas e embasadas dos profissionais da saúde, além de relatos de pessoas que contraíram a enfermidade, com a pretensão de reconstruir os dramas humanos decorrentes da Covid-19”, diz a justificativa.

Além do deputado Heitor Férrer, outros parlamentares tanto estadual quanto federal também criticaram a atitude de Camilo Santana.

Veja a cópia do contrato do governo do Ceará com a editora:

20201209.1153558.Integra.CONTRATO.Subtituicao.9.46.44

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: