header top bar

section content

Município cearense que faz divisa com Santa Helena (PB) não registra homicídios há dez anos

Uma moradora de 26 anos que mora em Baixio desde que nasceu, disse que lá só se ouve falar em homicídios pela televisão

Por Jocivan Pinheiro

25/09/2023 às 09h53 • atualizado em 25/09/2023 às 10h11

Cidade de Baixio-CE (Crédito: Cristiano Drones)

O município de Baixio, localizado na região Centro-Sul do Ceará, na divisa com a Paraíba pelo município de Santa Helena, não registra homicídios desde 2013, ano em que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) passou a disponibilizar as estatísticas de criminalidade em seu site.

A SSPDS chegou a computar um homicídio como tendo ocorrido em Baixio, mas o crime, registrado em outubro de 2017, aconteceu em Barbalha, no Cariri. A informação foi retificada pela própria pasta.

Em uma reportagem feita pelo portal de notícias O POVO, uma jovem de 26 anos que mora em Baixio desde que nasceu, disse que lá só se ouve falar em homicídios pela televisão.

O município é o terceiro menor do Ceará, com 5.704 habitantes, de acordo com último Censo do IBGE. E o clima de tranquilidade permite aos moradores bater longos papos nas calçadas despreocupadamente. “Aqui é mais comum as pessoas morrerem por velhice ou doença”, disse a moradora.

Por outro lado, por ser muito pequeno, Baixio não tem delegacia. A unidade mais próxima da Polícia Civil fica em Ipaumirim, que possui 12.083 habitantes, segundo o Censo.

Ao todo, 31 municípios cearenses não registraram homicídios neste ano. Na lista estão alguns dos municípios de menor população do Estado, como Granjeiro e Potiretama. Mas também estão municípios mais populosos, a exemplo de Lavras da Mangabeira e Ipu, que é o maior dessa lista, com 41.081 habitantes.

Os 31 municípios do Ceará sem assassinatos em 2023 são: Altaneira, Antonina do Norte, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Baixio, Catarina, Catunda, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Groaíras, Hidrolândia, Ipaumirim, Ipu, Iracema, Itaiçaba, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Martinópole, Moraújo, Ocara, Palhano, Pires Ferreira, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Uruburetama e Uruoca.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: