header top bar

section content

VÍDEO: Coach de adolescentes orienta pais sobre fase mais complicadas na vida dos filhos

A especialista deu explicações sobre o funcionamento do processo de desenvolvimento do cérebro humano na idade da adolescência.

Por Luiz Adriano

13/01/2021 às 12h23 • atualizado em 13/01/2021 às 12h36

A coach de adolescentes, Andréa Brito, do estado da Bahia, falou à TV Sul Cariri do Ceará, afiliada da TV Diário do Sertão. Ela deu explicações sobre o funcionamento do processo de desenvolvimento do cérebro humano na idade da adolescência.

“O cérebro do adolescente, ele ainda está imaturo. Ele na verdade foi estudado a pouco tempo, só tem 15 anos de estudos do cérebro do adolescente. A gente tem vários estudos do cérebro da criança, do adulto, mas, o adolescente em si, é tudo muito novo. Porque nas gerações antigas você não tinha adolescência, você saia da infância diretamente para um casamento, você casava bem cedinho e ia constituir família”, explicou Andréa.

VEJA TAMBÉM

Especialista alerta para os cuidados com a saúde emocional

A coach lembrou que geralmente os pais cobram de seus filhos adolescentes para que eles tenham atitudes maduras, no entanto, Andréa reforça que não é bem assim como a maioria pensa: “Esse cérebro só vai estar pronto com 25 anos de idade, segundo a Neurociência. A gente acha que entrou na adolescência e já está adulto. Geralmente os pais tem essa visão: ‘Você não é mais criança’! e quer atitudes de adulto num adolescente, sendo que esse cérebro ele ainda está em formação, ainda está imaturo”, argumentou.

Para Andréa, é fundamental que os pais entendam esse processo, pois os jovens nessa idade enfrentam problemas e acabam tendo que tomar determinadas posturas, que não corresponde ao seu avanço de maturidade: “É muito complicado essa situação porque eles precisam tomar decisões de adultos, mas ainda não têm total capacidade para isso”, concluiu.

Andréa Brito é coach de adolescentes e jovens

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: