header top bar

section content

VÍDEO: Moradores reclamam de falta de medicamentos em Ipaumirim, e secretária anuncia data para entrega

Dona de casa que é diabética afirma que há dois meses está faltando medicamentos na Secretaria

Por Jocivan Pinheiro

23/02/2022 às 18h59 • atualizado em 23/02/2022 às 19h04

A dona de casa Zélia Andreia enviou um áudio para o programa Olho Vido, da Rede Diário do Sertão, nesta quarta (23), indignada com a falta de medicamentos na Secretaria de Saúde de Ipaumirim, no Ceará.

Zélia é diabética, tem colesterol alto e tireoide. Mas ela afirma que há dois meses está faltando, pelo menos, três medicamentos na Secretaria.

“Eu posso comprar meus remédios, mas e muita gente que não pode comprar, como é que faz? Quando tem carro novo, ambulância, sabem desfilar na rua mostrando. Certo, é um dever do prefeito trazer isso para nossa cidade crescer, é um direito da gente. Só que ele não está fazendo nas medicações. Só vai ter remédio dia 20 de março. Quem precisa de remédio hoje vai esperar até dia 20 de março? É uma vergonha para a cidade”, desabafou a mulher.


VEJA TAMBÉM

Moradores lamentam decisão de transferir vacinação da Agrovila para o Posto da Zona Norte


Resposta

A secretária de Saúde de Ipaumirim, Laura Tereza, respondeu ao programa Olho Vivo que o município está em dia com a contrapartida para aquisição dos medicamentos, mas o atraso é comum no começo do ano por causa de questões burocráticas com licitação do Governo do Estado. Contudo, ela anunciou que irá buscar os medicamentos em Fortaleza dia 18 de março.

“Os medicamentos que compõem a RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) são comprados de forma tripartite. O Ministério da Saúde manda uma quantia, o Estado manda outra e o Município completa com uma quantia também, e a responsabilidade de compra é do Estado. Nós, como município, estamos depositando nossa contrapartida completamente em dia, até colocamos débito automático para não ter o perigo de atrasar. Então o Estado já debita mensalmente a parte do Município para sua conta. Porém, todo início de ano há esse atraso por parte do Estado devido às licitações; e às descontinuidades de alguns medicamentos pelo laboratórios acabam atrasando ainda mais o processo licitatório. Fomos informados que já está tudo ok quanto às licitações. Daí, o Estado agenda o dia de cada município ir buscar suas medicações, e Ipaumrim está agendado para dia 18 de março em Fortaleza. Mas nós, como Município, não deixamos nenhum dia de cumprir com nossos deveres para com a população. Infelizmente dependemos também de outros órgãos”.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: