header top bar

section content

Morre aos 85 anos, Monsenhor José Alves de Oliveira, em Juazeiro do Norte

O Monsenhor estava internado desde o dia 7 de dezembro de 2020. A Diocese de Crato informou que a causa da morte do religioso se deu por insuficiência respiratória aguda.

Por Luiz Adriano

11/01/2021 às 12h11

Monsenhor José Alves completou 85 anos no último dia 21 de dezembro (Foto: Divulgação)

O Monsenhor José Alves de Oliveira, aos 85 anos, faleceu neste domingo (10) às 22h em um leito de UTI no Hospital da Unimed, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. As informações foram passadas pela Diocese de Crato que também informou que a causa da morte do religioso se deu por insuficiência respiratória aguda. Segundo a nota da Diocese, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 7 de dezembro.

O funeral acontece até as 16h desta segunda (11) na Capela de São Pedro Apóstolo, no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte. Em seguida o corpo será transladado até a Capela do Socorro e Basílica Santuário, no centro da cidade. Às 17h30, chega ao bairro Novo Juazeiro, onde será velado até a terça (12). A diocese também informou que a missa com exéquias será às 9h desta terça-feira (12) e logo após haverá o sepultamento na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Radialista cajazeirense que fez sucesso na política e na comunicação do Ceará morre com Covid-19

A página da Diocese de Crato fará a retransmissão via Facebook. Todos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara de proteção facial, álcool em gel e distanciamento social devem ser mantidos. A paróquia também recomenda não ultrapassar o cordão de isolamento, onde se encontra o corpo do Monsenhor.

Por meio de nota, o bispo diocesano Dom Gilberto Pastana expressou suas sentidas condolências ao mesmo tempo em que agradeceu a Deus “pelos frutos e pelo bem que este nosso querido irmão fez ao serviço da Igreja de Crato”.

Leia na íntegra:

Nota de pesar pelo falecimento do Monsenhor José Alves de Oliveira

Neste domingo, dia 10 de janeiro, quando celebramos a Festa do Batismo do Senhor associada à nossa páscoa semanal, recebemos a notícia do falecimento do querido Monsenhor José Alves de Oliveira. As palavras que rezamos na Oração Eucarística II indicam-nos a centralidade da nossa fé e há de nos consolar neste momento de tristeza: “Concedei-lhe que, tendo participado da morte de Cristo pelo Batismo, participe, igualmente, da Sua Ressurreição”.

Monsenhor José era um dos padres mais idosos de nosso clero. Foi vitimado por uma insuficiência respiratória aguda, após um mês de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Natural de Lavras da Mangabeira tinha 85 anos, dos quais 58 foram dedicados ao sacerdócio.

Mesmo aposentado de suas funções paroquiais e com limitações, em decorrência da idade e da saúde fragilizada, não deixou de ser presença espiritual e fraterna na vida de quantos lhe chegavam e continuou celebrando os santos mistérios na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, da qual foi pároco entre os anos de 1990 a 2012, além de assistir pastoralmente a Comunidade São Pedro, Apóstolo, no bairro Tiradentes, nas proximidades de sua casa. Agradecemos a Deus pelos frutos e pelo bem que este nosso querido irmão fez ao serviço da Igreja de Crato.

Nesta hora de tristeza, mas também de esperança no Ressuscitado, enviamos nossa solidariedade à família, aos filhos espirituais, aos amigos e aos paroquianos do Menino Jesus de Praga.

Confiamos a Deus a alma do Monsenhor José, por intercessão de Nossa Senhora da Penha, rainha e padroeira desta diocese, para que o receba entre os santos do Céu.

Em Cristo,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato

Monsenhor José Alves de Oliveira nasceu no município de Lavras da Mangueira, mas desempenhou seu ministério na maior parte em Juazeiro do Norte. Ele foi ordenado em 30 de setembro de 1972 por Dom Vicente Matos.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: