header top bar

section content

Exército cancela distribuição de água em duas cidades do Cariri cearense e em outras regiões do Estado

De acordo com o Sindicato dos Pipeiros do Ceará, cerca de 170 caminhões-pipa e 50 mil famílias foram afetados com a medida, nas áreas mais críticas relacionadas à seca no Estado: Sertão de Crateús, Inhamuns e Cariri Oeste.

Por Luiz Adriano

05/01/2021 às 10h20

A redução será de 50% na distribuição de água na Operação Carro-Pipa, que leva água até cisternas de residências e comunidades no sertão cearense e outras regiões. (Foto: Reprodução/TV Clube)

Algumas cidades do Cariri do Ceará que fazem parte da Operação Carro Pipa, terão a distribuição de água suspensa parcialmente.
Haverá uma redução em 50% no fornecimento. Os municípios afetados são do Sertão de Crateús, Inhamuns e Cariri Oeste. A informação foi passada pelo Exército através de uma nota nesta segunda-feira (04). O 40º Batalhão de Infantaria, na cidade de Crateús, alega falta de recursos que deveriam ser transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

A medida vai afetar as cidades de Campos Sales e Salitre que ficam no Cariri cearense. Além desses dois municípios, serão afetados de imediato todo o primeiro ciclo de distribuição de água de beber e cozinhar que envolve cerca de 50 mil famílias moradoras de áreas rurais de Tauá, Parambu, Crateús, Monsenhor Tabosa, Aiuaba e Arneiroz.

VEJA TAMBÉM

Governo inicia ciclo de videoconferências para discutir novo Plano Estadual de Recursos Hídricos

Também através de uma nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa (OCP) nesta terça-feira (5).

“De acordo com a legislação, é permitido o repasse de 1/12 do montante previsto na LOA para o período, que corresponde a R$ 7,5 milhões. O recurso será descentralizado para o Exército Brasileiro executar a Operação no semiárido no mês de janeiro. A Pasta ressalta, ainda, que busca alternativas no âmbito do Governo Federal para garantir a execução da Operação em sua integralidade e evitar prejuízos. Vale ressaltar que em 2020 todo o recurso solicitado pelo Exército para a execução da Operação foi repassado e que no final do ano R$ 40 milhões foram devolvidos ao MDR por não terem sido executados”.

Conforme o tenente-coronel André Costa Campelo, a distribuição de água só irá começar após o Exército receber os recursos financeiros necessários, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para que assim possa pagar aos prestadores de serviço.

Atualmente, dos 155 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 65 têm menos de 30% da capacidade máxima. O maior reservatório do estado, o Castanhão, tem apenas 11% do volume.

De acordo com o Sindicato dos Pipeiros do Ceará, cerca de 170 caminhões-pipa e 50 mil famílias foram afetados com a medida, nas áreas mais críticas relacionadas à seca no Estado: Sertão de Crateús, Inhamuns e Cariri Oeste.

Eduardo Aragão, ele que é diretor do Sindicato dos Pipeiros do Ceará, disse que a decisão foi surpresa para a categoria.

“Sem dúvida a medida traz prejuízo para as famílias que necessitam da água e agora terão de buscar outras fontes, como açudes e poços, que têm água poluída e salobra.”

No Ceará, atualmente são 400 caminhões pipa com contratos firmados. Além do 40º Batalhão de Infantaria, em Crateús, o 23º Batalhão de Caçadores e o 10º Depósito de Suprimentos (D Sup), em Fortaleza, fazem parte da Operação-Pipa do Exército, que contratam caminhões e definem rotas para outras regiões do Estado.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: