header top bar

section content

VÍDEO: Comitiva realiza visita técnica a Juazeiro do Norte para impulsionar o crescimento de Cajazeiras

Através do processo de benchmarking, comissão de cajazeirenses conheceu as iniciativas empreendedoras que prospectaram Juazeiro do Norte para todo o país

Por Jocivan Pinheiro

12/09/2018 às 15h40 • atualizado em 12/09/2018 às 15h44

A cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, tem uma ligação muito forte com Juazeiro do Norte, no Ceará. O padre Cícero Romão Batista estudou aqui, foi aluno do Padre Rolim, fundador de Cajazeiras, e até os dias atuais mantém-se um elo de aproximação entre as duas cidades. Mas no quesito desenvolvimento, a cidade cearense está muito à frente, a ponto de fazer com que a história se inverta.

Se no passado, Padre Cícero veio estudar em Cajazeiras, agora é a vez da terra do Padre Rolim ir buscar conhecimento na terra do Padre Cícero.

Através do processo de benchmarking, uma comissão formada por empresários, comerciantes, membros da CDL, gestores públicos municipais das áreas de ação social e desenvolvimento, e coordenadores de instituições de ensino superior conheceu as iniciativas empreendedoras que prospectaram Juazeiro do Norte entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil.

VEJA TAMBÉMPresidente da CDL se empolga com ideia de Cajazeiras ter empresário como prefeito

Comissão esteve na CDL de Juazeiro, onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

A comissão foi recepcionada pelos membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, cuja sede fica nas instalações da CDL. Durante a reunião, o secretário Michel Araújo expôs números que impressionaram. Juazeiro consegue, mesmo no interior, se firmar entre as cidades mais importantes do país.

“A gente se sente muito honrado de servir de exemplo para Cajazeiras porque o movimento que está sendo feito em Cajazeiras é muito similar ao movimento que nós estamos fazendo aqui em Juazeiro do Norte, um movimento que une o público, o privado e a academia. Não é só o que nós estamos fazendo, mas também o que Cajazeiras está fazendo e que pode contribuir com o nosso desenvolvimento, e um ecossistema fortalecer o outro.”

Cariri Garden Shopping também esteve no roteiro de visitas

Após a reunião com o secretário, a comitiva visitou o Cariri Garden Shopping, que conta atualmente com 144 lojas e recebe anualmente mais de 40 milhões de pessoas.

O SEBRAE é um dos grandes parceiros da gestão pública no desenvolvimento de ações empreendedoras em Juazeiro do Norte. A comitiva foi conhecer de perto a estrutura física da entidade e todos os serviços que ela oferece ao comércio local.

Comitiva de Cajazeiras visita a sede do SEBRAE de Juazeiro do Norte

O empreendedor cajazeirense Marcelo Martins, que coordena a CDL Jovem, foi um dos incentivadores da visita técnica e acredita que o caso de sucesso de Juazeiro do Norte deve servir de inspiração para Cajazeiras.

“Através do empreendedorismo é a única maneira da gente começar a desenvolver nossa região e não depender apenas de políticas públicas e assistencialistas. Eu acho que o caminho do empreendedorismo é mais sustentável, onde a gente está pensando em unir o poder público, o privado e a academia. Eu acredito que através desse três pilares a gente consegue desenvolver uma estratégia para o nosso município, e aqui em Juazeiro é um grande exemplo disso.”

Comitiva de Cajazeiras também esteve no Horto de Padre Cícero

Para encerrar a visita técnica, não poderíamos deixar de ir até o Horto do Padre Cícero, onde fica a gigantesca estátua do líder religioso, destino turístico que recebe 2,5 milhões de fiéis por ano.

Alexandre Costa, presidente da CDL de Cajazeiras, ressalta que, se Juazeiro conseguiu, Cajazeiras também pode conseguir, basta colocar em prática seus projetos.

“Percebe-se que os grandes problemas que tem em Juazeiro são praticamente os nossos. Então, em cima dessas experiências que eles conseguiram avançar, nós vamos trazer para Cajazeiras.”

Mais fotos

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: