header top bar

section content

VÍDEO: No Barro-CE, conheça como é a produção da cachaça artesanal Monte Alegre em engenho centenário

Nossa reportagem conversou com agropecuarista Eldon Bandeira, que detalhou o passo a passo de como funciona o processo de produção da cachaça artesanal

Por Priscila Tavares

16/10/2023 às 20h35 • atualizado em 16/10/2023 às 20h36

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até Cuncas, na cidade de Barro, Ceará, para contar a história de um engenho que tem cerca 100 anos de história e tradição.

O engenho, que hoje acontece a produção da cachaça Monte Alegre, já produziu rapadura, mel e todos os doce provenientes da cana de açúcar.

Elmo Lacerda, o ‘Secretário do Povo’, conversou com agropecuarista Eldon Bandeira, que detalhou o passo a passo de como funciona o processo de produção da cachaça artesanal Monte Alegre.

O agropecuarista está no ramo da produção artesanal há cerca de 12 anos e disse ser um sonho de criança.

“A gente tinha aquela vocação de criança e eu disse ‘eu quero fazer cachaça’, mas aqui a cultura de cachaça no Nordeste, principalemente no Sertão da Paraíba e do Ceará, tinha acabado. Aí eu fui a Minas Gerais aprender a fazer cachaça, fiz um curso no Centro Tecnológico da Cachaça e comprei o alambique”, disse.

Cachaça Monte Alegre (Foto: TVDS)

Ele ressalta que priorizou comprar um ótimo maquinário para que sua produção e cachaça tivessem um ótimo padrão de produção.

“Fazemos o mesmo processo que qualquer cachaça desse país se faz, nós fazemos aqui em Cuncas, no município do Barro, Ceará. Ela leva o nome de Monte Alegre porque é minha terra, meu lugar, onde meu pai nasceu, onde nos criou”, destaca Eldon.

Carlos Eduardo, técnico da EMATERCE ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) falou da atuação da empresa junto a produção da Monte Alegre e destacou que a cachaçaria é promissora e inédita na região.

Engenho onde se produz a cachaça Monte Alegre (Foto: TVDS)

“Um cara visionário, que está desenvolvendo uma cachaça excelente. Um bom conhecedor de cachaça, um bom degustador sabe o padrão de qualidade que esse produto possui. Estamos propondo a ele o melhoramento das instalações, com fluxo contínuo. Melhoramento das condições de higiene sanitária, não que aqui não exista, mas vamos aprimorar, melhorar as estruturas, a parte documental, fazer o registro junto ao Ministério da Agricultura, na área de bebidas, para que ele possa comercializar e expandir seus negócios”, falou Carlos Eduardo.

Eldon explicou ainda sobre a qualidade do produto e fez uma demonstração ao vivo, onde Cícero Alves provou e aprovou a cachaça Monte Alegre.

“Aprovada. Querendo cachaça de qualidade é só procurar nosso amigo Eldon Bandeira”, disse o senhor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: