header top bar

section content

VÍDEO: Após anos sem acontecer, tradicional feira livre em distrito do Barro (CE) é retomada por moradores

Os visitantes encontram artesanato, frutas e verduras, peças de roupa, bazar, comidas típicas e o tradicional caldo de cana. A feira também é um local de encontro de amigos e familiares que realizam suas compras ao som do tradicional forró pé de serra, ao vivo

Por Luis Fernando Mifô

04/05/2023 às 16h18 • atualizado em 04/05/2023 às 16h27

A reportagem da TV Diário do Sertão esteve no distrito da Iara, no município do Barro (CE), onde acontece todos os sábados a feira Nova Esperança, que reúne comerciantes da região e atrai pessoas de sítios vizinhos que vão fazer suas compras em meio a uma variedade de produtos.

Os visitantes encontram artesanato, frutas e verduras, peças de roupa, bazar, comidas típicas e o tradicional caldo de cana. A feira também é local de encontro de amigos e familiares que realizam suas compras ao som do tradicional forró pé de serra, ao vivo.

Há 35 anos, a feira foi idealizada pelos comerciantes José Ezequiel e Zé Pereira. Mas nos últimos tempos deixou de ser organizada por falta de apoio, até que em 2022 a comunidade decidiu se unir para refazê-la.

Membros da Associação Iarense dos Amigos de Infância contam que o retorno da feira é fundamental para que o distrito retome o protagonismo cultural da região.

“Nós tivemos essa grande alegria de resgatar uma feira que já foi muito grande, os feirante de Cajazeiras vinham pra cá, uns me disseram que criaram os filhos com o que fizeram aqui. E a gente tinha esse resgate a fazer”, diz Elionita Almeida.


VEJA TAMBÉM: Camelôs temem serem retirados das calçadas de Cajazeiras por ordem judicial


Feira do distrito de Iara, no Barro (CE) (Foto: Victor Batista/TVDS)

O tesoureiro José Ivan destaca que a associação promove ações com arte e cultura e também mobiliza os moradores em reivindicações sociais, a exemplo da restauração do antigo açougue para transformá-lo em centro cultural e de lazer.

“A gente está pedindo às autoridades que voltem seu olhar de cuidado para Iara e venha acudir esse ponto histórico que é nosso açougue, transformando num centro de cultura”.

Mais fotos

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: