header top bar

section content

VÍDEO: Segundo lugar em Medicina na UFCG, jovem cearense supera barreiras da pobreza em trajetória emocionante

Adriano Justino tem 17 anos e apesar da grande conquista, a família do estudante ainda enfrenta dificuldades financeiras para arcar com as despesas do jovem na faculdade

Por Priscila Tavares

06/03/2023 às 21h48 • atualizado em 06/03/2023 às 22h11

O repórter Alberto Jorge, da TV Sul Cariri, parceira da TV Diário do Sertão no Ceará, foi até o sítio Carnaúba, zona rural de Lavras da Mangabeira, para conhecer o jovem Adriano Justino, de 17 anos, que passou em segundo lugar para o curso de Medicina na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), campus Cajazeiras, no sertão da Paraíba.

Adriano é filho de Damião Justino e Luciene Justino, tem 8 irmãos, mora em casa de taipa com os pais e a única fonte de renda da família é o auxílio federal Bolsa Família.

O pai do jovem relembrou a infância humilde e situações em que os filhos precisaram dividir até mesmo um chinelo para ir à escola. Adriano já teve que caminhar longas distâncias para voltar para casa quando o transporte quebrava, chegando em casa por volta das 21 horas.

Apesar das dificuldades, Damião contou que o filho sempre foi muito tranquilo e estudioso, que seu sonho sempre foi ver um dos filhos formado e que está perto de torná-lo realidade. O pai ainda afirmou que para dar educação ao jovem, não mediu esforços: “Para você dar educação a um filho não existe barreiras, você faz das tripas coração”.

Adriano, 2º em Medicina na UFCG de Cajazeiras (Foto: Sânderson Pedreira e Francimar Jorge/ TV Sul Cariri)

Dona Luciene Justino, mãe do estudante, expressou toda a emoção com a conquista do filho e destacou que o sonho dele sempre foi ser “doutor”. Ela também sonhou em vê-lo formado para que um dia possa ter uma casa de tijolos.

Damiana Justino, irmã do jovem, disse que apesar de existirem pessoas que desacreditaram do sonho de Adriano e diziam para ele que Medicina era só “para pessoas que têm condições”, a família não desistiru. Ela ainda relembrou a infância difícil da família.

“Nós éramos nove, meu pai era desempregado, nesse tempo não tinha ajuda do governo, era só a moagem [de cana de açúcar] e mesmo assim ele conseguiu criar nós”, disse.

Adriano com sua irmã e sobrinhos (Foto: Sânderson Pedreira e Francimar Jorge/ TV Sul Cariri)

Na escola

Todos da escola em que Adriano estudou afirmaram que ele sempre foi um ótimo aluno, esforçado e dedicado aos estudos. O professor Danilo Melo destacou a dedicação do jovem para alcançar a vaga no curso de Medicina. “O ensino é igualitário para todos, mas a dedicação dele foi superior a de muitos. Foi o que, basicamente, fez ele chegar aonde está chegando e vai levar ele a lugares mais longe”, ressaltou Danilo.

A professora Valnícia Bento falou do interesse do estudante com a leitura e que a medicina sempre foi seu sonho. “Sempre responsável, muito estudioso, adorava ler, sempre estava ali dedicado; ele sempre falava que tinha um sonho de um dia ser médico e hoje esse sonho vai ser realizado. A família sempre acompanhou ele, apesar do pouco estudo que os pais dele têm, mas sempre presente em reuniões, no dia-a-dia da escola”, destacou a professora.

Adriano foi aluno do 6º ao 9º ano na sala da professora Edilmara Menezes, que enfatizou que tudo que ele está colhendo é resultado do seu esforço. “Desde sempre ele apresentou muita habilidade com a leitura, com a escrita, um rapaz muito esforçado, muito dedicado, muito competente e também um aluno muito esforçado. Eu estive conversando com ele e disse que não há palavras e tudo que ele está vivendo agora é resultados dos esforços dele”, disse a educadora.

Adriano Justino (Foto: Sânderson Pedreira e Francimar Jorge/ TV Sul Cariri)

Do ensino médio à prova do Enem

Com o ensino remoto em 2020, no início da pandemia, Adriano se deparou com grandes dificuldades. Sem acesso à internet o jovem ficou sem poder estudar. “Foi muito difícil porque eu estava no primeiro ano. Em março veio a pandemia, aí acabou as aulas. Eu fiquei um tempo sem acesso a nada, eu não tinha internet e fiquei sem ter acesso a nenhum documento uns dois meses”, relata Adriano.

A única alternativa do estudante era percorrer 6 km de bicicleta até a casa de um vizinho para ter acesso à internet, baixar os documentos com as matérias para estudo e assistir algumas aulas on-line. “Eu tinha que ir de bicicleta. Aí tem um canto mais perto que colocaram, mas a bicicleta tinha quebrado e eu tinha que ir a pé, acho que era uns dois quilômetros.”

Sobre os pais, Adriano disse que são seu orgulho, os seus exemplos e que irá realizar o sonho deles em ter um filho formado. “Eu quero dizer que a gente conseguiu finalmente, apesar de tudo que vocês passaram, as dificuldades, tudo que tiveram que abrir mão, nós conseguimos e vamos realizar nosso sonho. Muito obrigado, sem vocês eu não estaria aqui.”

Como ajudar o garoto a cursar

Apesar da grande conquista, a família de Adriano ainda enfrenta dificuldades financeiras para arcar com as despesas do jovem na faculdade. Com o objetivo de conseguir ajuda para o pagamento de materiais didáticos e outras despesas, a família está pedindo ajuda de toda a comunidade. Qualquer contribuição é bem-vinda e pode fazer uma grande diferença na vida deste jovem estudante.

Para ajudar Adriano com qualquer quantia, a chave Pix é (34) 99838-1502 (titular: Reinaldo Justino Lima, irmão de Adriano)

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: