header top bar

section content

Sobe para 26 o número de praias atingidas por manchas de óleo no Ceará

Semace emitiu uma orientação aos banhistas para evitar trechos contaminados.

Por G1 CE

26/10/2019 às 09h11

Voluntários mobilizados ajudam a retirar óleo das praias do Ceará (Foto: Helene Santos/SVM)

As manchas de petróleo cru que contaminam a orla nordestina já atingiram 26 praias do Ceará. Mais quatro pontos de banho foram confirmados com resquícios de óleo: Cofeco, em Fortaleza; Barro Preto, em Aquiraz; e Tabubinha, Praia das Fontes, em Beberibe; e Majorlândia, em Aracati (Confira lista abaixo). A falta de balneabilidade consta no mapa de acompanhamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, confirmou que “foram detectados alguns vestígios do óleo” nas praias do litoral Leste. Mesmo que os valores de coliformes [bactérias] sejam tolerantes, explica o especialista, a recomendação para evitar o banho é uma medida preventiva.

Sobre a fiscalização, Lincoln Davi afirmou que o trabalho segue com sobrevoos no litoral e equipes em terra. “Em todos os locais, houve operações para recolher as substâncias. Há correntes marítimas. Pode ser que amanhã as correntes marítimas levem [o óleo] para as mesmas praias, por exemplo”.

Orientações
A Semace emitiu uma orientação aos banhistas para verificar a ocorrência do óleo e, se constatada, rejeitar o trecho para banho. “A localização do óleo deve ser informada à autoridade de meio ambiente local, para que seja feita a remoção e destinação adequadas”, citou a nota.

Segundo o órgão, moradores e frequentadores não devem tentar realizar a remoção da substância sem orientação técnica ou equipamentos específicos de proteção individual. “A limpeza e a destinação da substância para a queima devem ser realizadas dentro dos padrões internacionais de segurança”.

“A Semace realiza o sobrevoo da área indicada, levanta as informações da mancha e comunica à Marinha, para conter e recolher o óleo, antes que atinja a praia”, explicou.

No Ceará também já foram registradas mortes de animais cobertos pelo óleo, entre tartarugas, aves e um golfinho. Uma voluntária que ajudou no resgate de uma tartaruga relatou problemas de saúde após ter contato com a areia da Praia do Futuro, uma das atingidas pelo óleo.

Praias atingidas por óleo no Ceará
Barroquinha: Bitupitá
Jericoacoara: Praia da Malhada
Paraipaba: Praia da Lagoinha
Paracuru: Praia do Paracuru
São Gonçalo do Amarante: Praia da Taíba
Fortaleza: Praia do Futuro, Sabiaguaba e Cofeco
Aquiraz: Praia da Prainha, Barro Preto
Cascavel: Caponga
Beberibe: Morro Branco, Barra de Sucatinga, Parajuru, Tabubinha e Praia das Fontes
Fortim: Pontal de Maceió
Aracati: Quixaba, Canoa Quebrada e Majorlândia
Icapuí: Ponta Grossa, Melancias, Picos, Barreiras, Redonda e Peroba

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/10/26/sobe-para-26-o-numero-de-praias-atingidas-por-manchas-de-oleo-no-ceara.ghtml

VAI ACONTECER

VÍDEO: Candidatos a prefeito de Aparecida confirmam presenças no debate da TV Diário do Sertão

CLIMA QUENTE

VÍDEO: Seguranças entram em cena para intervir em debate após forte discussão entre candidatos de Sousa

TROCA NA OPOSIÇÃO

VÍDEO: Impedido pela Justiça, Teta Francisco lança candidatura da sua esposa em Cachoeira dos Índios

ELEIÇÕES 2020

VÍDEO: Leonardo Gadelha diz que saúde de Sousa está na UTI, e Tyrone chama o adversário de ‘alienígena’

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!