header top bar

section content

Comunicação entre piloto e torre de controle revela falha em motor de avião que pegou fogo no Ceará

Alguns passageiros relataram que, ao entrar no avião, sentiram um cheiro de combustível na parte traseira da aeronave

Por Ceará 1 com G1CE

03/09/2019 às 09h01 • atualizado em 03/09/2019 às 21h03

Turbina de avião pega fogo durante decolagem no Ceará

Um áudio mostrando a comunicação entre o piloto do voo G3 1561, que saía de Juazeiro do Norte com destino a São Paulo, e a torre de controle, revela o momento em que a aeronave apresentou problema técnico em um dos motores durante o procedimento de decolagem, na manhã desta segunda-feira (2). Uma das turbinas do avião pegou fogo e o voo foi cancelado. Ninguém ficou ferido.

“Aparentemente nós tivermos dois problemas aqui, estouro de pneu com falha no motor direito. A princípio está tudo sob controle. Não sei se teremos condições de taxiar esse avião”, diz o piloto no áudio. A companhia não confirmou problema no pneu.

VEJA MAIS: Em Juazeiro do Norte-CE, passageiros relatam pânico por causa de fogo em turbina de avião

O voo da Gol Linhas Aéreas tinha 154 passageiros estava decolando do Orlando Bezerra de Menezes. Alguns passageiros relataram que, ao entrar no avião, sentiram um cheiro de combustível na parte traseira da aeronave. No momento da decolagem, eles viram um clarão saindo de uma das turbinas.

‘Pan-pan-pan’

Durante a comunicação com o órgão de controle de tráfego aéreo, o piloto do avião usa o termo “pan-pan-pan” para chamar atenção da torre. Segundo a companhia, se trata de um padrão da comunicação aeronáutica, usado como alerta.

A Gol afirmou, em nota, que a decolagem foi abortada e a aeronave retornou para avaliação da equipe de manutenção da companhia. De acordo com a empresa, os passageiros estão sendo acomodados em hotéis até que possam ser alocados em outros voos.

O fogo da turbina foi controlado pelo sistema preventivo da aeronave. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas, ao chegar ao local, o fogo já havia sido debelado.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/09/02/audio-entre-piloto-e-torre-de-controle-revela-falha-em-motor-de-aviao-da-gol-que-pegou-fogo-no-ceara-ouca.ghtml

Recomendado para você pelo google

DINHEIRO NO BOLSO

VÍDEO: Show e Prêmios Alô da Sorte realiza mais um sorteio mensal da rodada extra; Saiba quem ganhou

PROFESSORES CONTRATADOS

VÍDEO: Após pressão de vereador, prefeitura de Cajazeiras confirma pagamento de salários atrasados

VIOLÊNCIA SEM PARAR

VÍDEO: Jovem é morto com vários tiros e mulher fica ferida após ser vítima de bala perdida em Cajazeiras

TRAGÉDIA

VÍDEO: Comandante da PM lamenta morte de vereador e diz que assassinos são conhecidos no crime