header top bar

section content

VALEI-ME: Cidade registra uma das maiores ventanias do Ceará

Vento de 70 km/h desta terça foi classificado como 8, portanto, "muito forte", afirma Fritz.

Por Ceará 1 com G1CE

14/03/2019 às 09h30

Cidade teve chuva, tempo nublado e vento nesta terça (Foto: Reprodução)

Uma ventania de 70 km/h foi registrada em Iguatu, município a 365 km de Fortaleza, nesta terça-feira (12). Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, “é uma das maiores já registradas historicamente”. No último mês, o município teve rajada de vento de 62,6 km/h, a segunda maior registrada, informou.

São previstas chuvas para todas as regiões do Ceará nos próximos três dias, conforme a Fundação

O ranking de intensidade dos ventos considera uma escala de 0 (sem vento) a 12. A ventania desta terça foi classificada como 8, portanto, “muito forte”, afirma Fritz.

Apesar disso, o meteorologista diz que o evento “é comum nesse período que tem formação de nuvens de chuva associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZTI)”. Fenômeno este responsável pela frequência das precipitações na estação chuvosa deste ano.

Este tipo de rajada, de acordo com Fritz, se trata de “ventos que descem da base das nuvens”.

“Nuvens mais pesadas podem ser precedidas de rajadas de ventos. Ventos que descem da base das nuvens. Tem uma duração relativamente curta com intensidade alta. Podem estar associadas as nuvens de chuvas. Mas às vezes vem mais o vento e a intensidade de chuva pode ser pequena”, explica.

É o caso de Iguatu, que registrou apenas 11 milímetros de chuvas até as 7h desta quarta-feira (13).

Ainda conforme Fritz, os ventos registrados nesta quarta podem oferecer riscos, pois são capazes de quebrar galhos e danificar estruturas. “As pessoas podem ter certa dificuldade em andar contra o vento, e eles podem provocar danos estruturais em geral”, completa.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/03/13/iguatu-registra-uma-das-maiores-ventanias-do-ceara.ghtml

Recomendado pelo Google: