header top bar

section content

Sérgio Moro prorroga permanência da Força-Tarefa Penitenciária no Ceará por mais 45 dias

Agentes penitenciários vão continuar a exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos nas unidades penitenciárias do estado.

Por Ceará 1 com G1CE

07/03/2019 às 13h52

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, acatou pedido do governador Camilo Santana (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou por meio da portaria 198, publicada nesta quarta-feira (6), a prorrogação da permanência da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FITP) no Ceará por mais 45 dias. A medida, que atende um pedido feito no dia 20 de fevereiro de 2019 pelo governador do Estado, Camilo Santana, entrou em vigor nesta quarta-feira (7).

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, os agentes estão autorizados a continuar a exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.

Ainda segundo a portaria, operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do ente federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, durante a vigência da portaria autorizativa.

O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.

Violência no estado
Com a onda de ataques criminosos ocorrida entre janeiro e fevereiro deste ano, 406 homens da Força Nacional desembarcaram no Estado para reforçar a segurança. Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 261 ataques ordenados por facções contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios, em 50 dos 184 municípios cearenses.

Saída da Força Nacional
Os últimos agentes da Força Nacional deixaram o Ceará no último dia 1º de março. A informação foi confirmada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, durante coletiva sobre o efetivo Operacional de Segurança para o Carnaval 2019.

Os 200 homens que estavam em atuação no Estado ficaram nas ruas até a tarde do dia 28 de fevereiro. Segundo André Costa, depois que os agentes deixassem o Ceará, os mesmos seriam deslocados “para outros fins”.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/03/07/sergio-moro-prorroga-permanencia-da-forca-tarefa-penitenciaria-no-ceara-por-mais-45-dias.ghtml

Recomendado pelo Google: