header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisador da Fiocruz explica efeitos da vacina contra a Covid e diz que reações são normais

"Todas as vacinas, assim como os medicamentos que a gente toma, eles têm reações adversas", explicou.

Por Luiz Adriano

24/06/2021 às 19h05 • atualizado em 24/06/2021 às 19h15

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jaime Ribeiro, concedeu uma entrevista na última terça-feira (22) à TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão, e falou sobre os efeitos colaterais que as vacinas contra a Covid-19 tem gerado no corpo das pessoas. Ele explicou de forma científica, os motivos pelos quais tem havido reclamações por parte de uma parcela da população que tem se queixado das reações adversas do imunizante.

“Todas as vacinas, assim como os medicamentos que a gente toma, eles têm reações adversas. O que é uma reação adversa? É um efeito indesejado quando você toma uma vacina ou um medicamento. Isso não quer dizer que a vacina deixou de funcionar, como também, não quer indicar que está funcionando mais em alguém do que em outra pessoa. A gente não pode fazer esse tipo de associação e julgar o efeito de uma vacina pela reação que tem, ou que outra pessoa tem”, explicou o pesquisador.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Pesquisador da Fiocruz critica ministro da saúde e diz que Cloroquina é assunto encerrado

(Imagem ilustrativa).

Jaime Ribeiro citou alguns casos que rotineiramente tem acontecido e reforçou que há diferenças de pessoa para pessoa.

“As reações indesejáveis como a febre, a dor, um pouco de esmorecimento são normais, e para todas pessoas podem acontecer, mas obviamente, como a resposta de uma pessoa é diferente de outra, então o que vai acontecer é que algumas vão sentir mais sintomas, mais reações em maior intensidade, outras podem ter reações muito leves e outras podem até mesmo nem sentir nada”, detalhou Jaime.

O PESQUISADOR

Jaime Ribeiro é natural de Ipaumirim, na região do Centro-Sul cearense e pesquisador em saúde pública da Fiocruz Bahia.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: