header top bar

section content

VÍDEO: Pegada de Boi reúne quase 200 vaqueiros do Ceará e da Paraíba na fazenda Cajueiro

O organizador do evento disse à reportagem da TV Diário do Sertão que a partir deste ano o evento passa a ser uma tradição na região

Por Luiz Adriano

17/09/2022 às 10h44 • atualizado em 17/09/2022 às 10h51

Foi realizada no dia 11 de setembro a primeira ‘Pega de Boi’ da Fazenda Cajueiro, no município do Barro, interior do Ceará. Segundo o organizador, o médico João Ricardo, o evento marca a cultura do Nordeste e é importante para que se mantenham vivas as nossas tradições.

“É cultural aqui no Sertão, no nosso Sertão, no Ceará, a festa dos vaqueiros, festa de vaquejada, festa de pega de boi, e a Fazenda Cajueiro está se dispondo a isso, estimular essa cultura nossa do sertanejo que é o gado, que é o boi, que é o cavalo e a gente está fazendo esta festa aqui, e fico muito feliz de ter tantos amigos hoje comemorando isso”, ressaltou João Ricardo.

O deputado estadual Guilherme Landim esteve presente e enalteceu o evento que movimenta a região do Centro-Sul e Cariri cearense.

“Realmente é uma festa grande que movimenta a nossa região e fortalece essa atividade tão importante que é do homem do campo, do vaqueiro, tanto o vaqueiro de pista quanto o vaqueiro do mato”, disse o parlamentar.

Vaqueiros de várias regiões do Ceará e da Paraíba participaram do evento – foto: TV Diário do Sertão

Vaqueiros de todas as regiões participaram da ‘Pega de Boi’. Com diferentes idades, a paixão pelo esporte se manifesta pelos diferentes participantes com histórias peculiares.

Um dos participantes com 78 anos, da cidade do Barro-CE, disse que desde os 12 anos amança burro; já Bianca Leite, de apenas 18 anos, ela que é de Cachoeira dos Índios, na região de Cajazeiras, já vive a vaquejada e disse que a paixão “está no sangue”, e que herdou esse amor pela ‘pegada do boi’, de seu avô. Ela tocou o berrante no momento da entrevista à TV Diário do Sertão.

Bianca Leite com apenas 18 anos já é vaqueira e reside em Cachoeira dos Índios, na Paraíba – foto: TV Diário do Sertão

Outros vaqueiros de Cachoeira dos Índios também falaram com a reportagem. Ao todo, quase 200 vaqueiros do Ceará e da Paraíba participaram do evento.

João Ricardo disse à reportagem da TV Diário do Sertão que a partir deste ano o evento passa a ser uma tradição na região.

“Essa é a primeira de uma série, já disse isso. Estou pegando experiência com isso, é a primeira que a gente faz, deve ter algumas falhas. Para o ano a gente vai fazer mais caprichada, mas o importante é ver a quantidade de amigos que a gente conseguiu trazer aqui para a fazenda Cajueiro”, pontuou.

Veja mais fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: