header top bar

section content

VÍDEO: padre fala da importância das festividades de São Sebastião em Ipaumirim-CE

Os fiéis sobem e descem descalços os 204 degraus para pagar promessa, e outros fazem o percurso de joelhos.

Por Campelo Sousa

23/06/2020 às 14h49 • atualizado em 23/06/2020 às 15h06

O padre Benedito Evaldo Alves da Paróquia Imaculada Conceição, na cidade de Ipaumirim, na região Centro-Sul do Ceará, prestou entrevista ao Diário do Sertão e falou a importância das festividades de São Sebastião realizadas em janeiro de 2020.

“Foi uma aprendizagem e com acertos e ajustes, foi um momento de crescimento para minha pessoa e certamente para todos aqueles que se envolveram no projeto para a romaria do dia 20 de janeiro. Confesso que foi amor à primeira vista ir a Pedra de São Sebastião, é um espaço de crescimento espiritual para o povo de Deus, como também um crescimento com o turismo religioso”, disse o padre.

ORIGEM DA DEVOÇÃO

Os festejos em louvor à São Sebastião, em Ipaumirim, começaram por volta do ano de 1919, quando uma moradora do Sítio Serrote, Maria Lúcia, devota do Santo, fazia caminhada diária para a pedra e, como resultado de uma graça alcançada, colocou uma imagem do Santo no morro. Caçadores encontraram a imagem e levaram-na para a capela na antiga Vila Lagoinha, que mais tarde passaria a ser Ipaumirim.

VEJA TAMBÉM

Fiéis se reúnem para tradicional romaria em louvor a São Sebastião e inauguração de estatua em Ipaumirim

VÍDEO: Paróquia de Ipaumirim-CE transmite missas ao vivo pela internet durante isolamento social

Sem que ninguém soubesse, Maria José reconduziu novamente a imagem para o morro. Isso repetiu-se várias vezes. Alguns acharam que era milagre o reaparecimento da imagem. Em 1920, o coronel João Augusto Lima instalou uma cruz de madeira no alto da pedra.

Multidão esteve presente no evento religioso em Ipaumirim, Ceará (Foto: reprodução TV Diário do Sertão)

A partir daí foram abertas trilhas e começou a romaria para o local. Em 1957, foi inaugurada a Capela de São Sebastião, em cima da pedra. Em 2000, o município fez uma ampla reforma na área e instalou uma escadaria com corrimão e degraus em alvenaria.

Os fiéis sobem e descem descalços os 204 degraus para pagar promessa, e outros fazem o percurso de joelhos.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: