header top bar

section content

VÍDEO: administrador relembra os dias que passou na prisão: “Foram os piores da minha vida”

Cícero conseguiu concluiu o curso, fez pós-graduação e ainda realizou a publicação de um livro

Por Campelo Sousa

13/07/2020 às 16h08 • atualizado em 13/07/2020 às 16h23

O administrador Cícero Alves participou ao vivo do programa Balanço Diário na TV Diário do Sertãp que é apresentado por Fernando Antônio e falou da sua história de vida, os momentos na prisão e a realização do curso superior.

Inicialmente, Cícero lembrou os momentos difíceis que passou na prisão:

“Os primeiros dias são os piores possíveis, do mesmo jeito que passa na TV, unidades prisionais superlotadas e insalubres, logo quando cheguei me colocaram numa cela escura que não tinha nem onde dormir, passei pelos piores dias da minha vida”, destacou.

Ressocialização
Cícero disse ainda que existe sim ressocialização na prisão, mas deve partir da pessoa que está reclusa:

A ressocialização parte de dentro para fora, eu consigo estipular que de 70% a 80% é da pessoa que está reclusa e os outros 20% a 30% parte do Estado para dar os mecanismos para que as pessoas possam estudar e trabalhar”, falou.

Cícero Alves participou do programa Balanço Diário

Núcleo Ressocializador
O administrador também falou sobre o Núcleo Ressocializador da Capital, que foi essencial na sua mudança de vida ainda na cadeia:

“Infelizmente nem todo mundo tem o conhecimento desse projeto que veio da Espanha e foi implantado no Estado de Alagoas em 2011 e realiza o tratamento digno a pessoa privada de liberdade e aos familiares, além da educação e o trabalho. Para vocês terem uma ideia, todos os reclusos que passaram pelo núcleo ressocializador desde 2018 não reincidiram, é um projeto que vale a pena e recupera aqueles que sofreram as penalidades da lei, estão pagando as penas e voltando a sociedade totalmente recuperados”, finalizou.

Cícero foi considerado o primeiro reeducando a se formar em uma penitenciária, que fez pós-graduação e ainda conseguiu a publicação de um livro:

“Passei por várias unidades prisionais, mas foi através do projeto que consegui participar do Enem e só na redação consegui 900 pontos, então me matriculei no curso de administração 100% online, também consegui escrever um artigo científico sobre a educação em prisões”, finalizou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: