header top bar

section content

Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, que tem 454 cavernas conhecidas

Município de Felipe Guerra possui a maior quantidade de cavernas catalogadas no Rio Grande do Norte

Por Portal Diário

10/04/2024 às 17h22 • atualizado em 10/04/2024 às 17h23

O RN é o quarto Estado do Brasil em quantidade de cavernas - Foto: divulgação

O Rio Grande do Norte tem imenso potencial para as práticas de ecoturismo, turismo de aventura, de serras e de montanhas. O que pouca gente sabe, no entanto, é que o RN é o quarto Estado do Brasil em quantidade de cavernas, possuindo também imenso potencial espeleoturístico. O pequeno município de Felipe Guerra, com menos de 6 mil habitantes, localizado na região Oeste Potiguar e próximo da segunda maior cidade do estado, Mossoró, concentra a maior quantidade de cavernas em terras potiguares.

Com 454 cavernas, a terra que já foi conhecida como Pedra das Abelhas, Felipe Guerra terá o privilégio de reunir em um dia grandes nomes para debater quatro principais temas que estão ligados diretamente ao progresso para a geração de empregos, renda e o desenvolvimento sustentável de uma maneira mais ampla.

Com início às 09h30 do dia 15 de Maio de 2024, no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Felipe Guerra/RN, o Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer”, contará com a presença das maiores autoridades em suas respectivas áreas e repassará aprendizados e os seus maiores cases de sucesso. Serão emitidos certificados aos participantes e aos palestrantes, com descrição das temáticas abordadas e carga horária.

O RN é o quarto Estado do Brasil em quantidade de cavernas – Foto: divulgação

Objetivando apresentar soluções e caminhos para uma nova era, o Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” apresentará ao público participante as temáticas do Turismo, Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Os palestrantes são reconhecidos nacional e internacionalmente pelo profundo conhecimento sobre cada um dos temas que serão debatidos de uma forma mais ampla.

O Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” será somente para convidados, que serão recebidos no município de Felipe Guerra.

Entre o seu público participante haverá secretários municipais de turismo de várias regiões do estado do Rio Grande do Norte, gestores de turismo, empresários, lojistas, universitários, líderes, agências e operadores de turismo, comerciantes, donos de restaurantes, hotéis, pousadas e gestores municipais.

Além de contar com o patrocínio de empresas consolidadas no Estado do Rio Grande do Norte, a exemplo do Grupo Ster Bom e do Grupo TCM Telecom, o evento conta com o apoio da FECOMÉRCIO/RN, SENAC/RN, ICMBIO/CECAV, Aguas Club (Felipe Guerra/RN), TOP IMPRESS (Apodi/RN), SEBRAE/RN, Pousada Recanto Alto da Serra (Portalegre/RN).

O Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” é uma realização do Projeto Lajedo do Rosário em parceria com instituições públicas e privadas.

Já na abertura do Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer”, o evento contará com as presenças de diversas autoridades já confirmadas, entre elas: a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, o diretor técnico do SEBRAE/RN, João Hélio Cavalcante, além de outros nomes de autoridades municipais, regionais e estaduais.

O Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” apresentará ao público participante as temáticas do Turismo, Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Sustentabilidade – Foto: divulgação

Relação dos Palestrantes do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer

Marcelo Milito doutor em Turismo pela UFRN, ganhador do prêmio Nacional de Turismo categoria qualificação 2018, Sírio (ganhador do premio turistech 2021) e DEL (com destinos premiados pela Green Destinations 2020, 2021, 2022 e 2023). Representando a Fecomércio/RN e Senac/RN.

Tema da Palestra: Selo internacional de sustentabilidade Turistica Green Destinations. Participantes da Rede DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN e Instituto Del, por meio do Senac podem aderir ao programa e com isso ingressar no caminho da busca de uma certificação reconhecida internacionalmente pelas principais entidades de turismo do mundo.

Stella Maris – empresária, especializada em Administração de Empresa e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduada em Marketing e Vendas pela Universidade Potiguar e atuando há mais de 22 anos em telecomunicações, foi conselheira da Associação NEO TV (São Paulo) e da Associação Brasileira de Internet, atualmente é Membro Ativo do Conselho da Associação Brasileira de Provedores de Internet (ABRINT), ocupa o cargo de diretora executiva do Grupo TCM Telecom e Redes de Rádio FM do Grupo TCM, na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte e diretora de Comunicação e Marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL/Mossoró/RN).

Tema da Palestra: O cuidado com o meio ambiente e as suas riquezas na promoção da sustentabilidade

Diego de Medeiros Bento – biólogo, doutor e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coordena a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) no Rio Grande do Norte. Trabalha com cavernas desde 2006.

Tema da Palestra: O rico potencial espeleoturístico de Felipe Guerra/RN: como aproveitá-lo de forma segura e sustentável.

Juliane Salvadori Turismóloga – secretária de Turismo de Bonito no Mato Grosso do Sul,com mais de 15 anos de experiência na área de Turismo, especialmente em Bonito-MS, desenvolvendo projetos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, além de realizar palestras e ações em vários estados do Brasil e em 8 países.

Foi Gestora de Projetos da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde janeiro de 2021 é Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito/MS.

Tema da Palestra: Bonito-MS e a sua experiência inovadora no turismo sustentável com visibilidade internacional.

Nuno Jorge –  bacharelado em Turismo no ramo de Marketing pela Universidade do Algarve (Portugal), Diretor Técnico das Grutas de Mira de Aire e Vice-Presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas.

Tema da Palestra: Grutas de Mira de Aire (Portugal), a evolução de uma vila, do têxtil ao turismo

Ênio Baracho –  graduado em Ciências da Computação e Direito, com especialização em Finanças e mestrado em Administração, funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil há 19 anos, tendo exercido diversos cargos técnicos e de gestão na instituição, onde atualmente encontra-se exercendo o cargo de Gerente da Agência de Apodi.

Tema da Palestra: O Banco do Nordeste como agente impulsionador do turismo e o desenvolvimento sustentável da região.

Wanderson Borges – graduado em contabilidade e possui especializações, mestrado e cursos nas áreas de: Finanças, Controladoria e Tecnologia da Informação.É Presidente do Movimento Preserve Pipa em Tibau do Sul no RN e Presidente da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau. Possui mais de 20 anos de experiência em controladoria, contabilidade/fiscal e finanças em pequenas, médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, em todos os níveis e ramificações.

Tema da Palestra: O Movimento Preserve Pipa e a sua nova dimensão no desenvolvimento econômico e turístico de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte.

Jodrian Freitas – engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Mecânica. Especialização em Licenciamento Ambiental On Shore,Auditor com formação de Auditor Líder (ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 27001), Autor do MPE- 9000 – Programa de Apoio à Implementação da ISO 9000 na Micro e Pequena Empresa, Autor do MPE- 14000 – Programa de Apoio à Implementação da ISO 14000 na Micro e Pequena Empresa, adotado pelo SEBRAE-RN,Desenvolveu o Programa SEBRAE Turismo Melhor no RN (2003) e o Selo de Qualidade em Serviços Turísticos do Maranhão (2008).

Tema da Palestra: É Preciso Segurança para Ousar

Município de Felipe Guerra possui a maior quantidade de cavernas catalogadas no Rio Grande do Norte – Foto: divulgação

Workshop É Preciso Ousar Para Crescer

Dia: 15 de Maio de 2024 09:30 às 17 horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social em Felipe Guerra-Rio Grande do Norte-Brasil

Os convidados deverão fazer as confirmações dos nomes via o número de telefone +55 (84) 9-9614-4232

O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer terá vagas limitadas.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: