header top bar

section content

Dor na frente do joelho é uma das causas mais comuns de consulta em ortopedia

A principal causa para isso é a condromalácia patelar

Por Diário do Sertão com assessoria

14/07/2020 às 13h33 • atualizado em 14/07/2020 às 14h26

As causas das dores no joelho, segundo o ortopedista Dr. João Hollanda

A dor na frente do joelho é a segunda causa mais comum de procura pelos consultórios de ortopedia. A principal causa para isso é a condromalácia patelar. Ao pé da letra, condromalácia significa um amolecimento da cartilagem. Diversos outros nomes são usados para descreverem o mesmo problema, incluindo:

  • Dor femoropatelar;
  • Hipertensão patelofemoral;
  • Condropatia patelar;
  • Síndrome patelofemoral.

O que provoca a dor na condromalácia patelar?

O amolecimento e as lesões da cartilagem articular são, de fato, mais a consequência de uma sobrecarga mecânica sobre a patela do que o problema original que desencadeou a dor. Nas fases iniciais, o aumento da pressão entre a patela e a tróclea (sulco em que ela está apoiada) pode causar dor intensa até mesmo com uma cartilagem completamente normal.Com o tempo, esta sobrecarga leva ao desenvolvimento de lesões na cartilagem articular, que pouco a pouco passam a contribuir para o desencadeamento da dor.

Sobrecarga mecânica

Para funcionar normalmente, a patela deve se manter centralizada na tróclea. Para isso, é fundamental manter um bom alinhamento dos membros inferiores durante a caminhada e em movimentos como saltar, aterrizar, agachar ou subir escadas.

Quando a congruência entre a patela e a tróclea é perdida, a pressão de contato aumenta muito, gerando uma sobrecarga e dando origem às dores.

Vale aqui ponderar que a sobrecarga está muito mais relacionada ao funcionamento inadequado da articulação do que a um excesso de atividades. A condromalácia patelar acomete desde pessoas completamente sedentárias até atletas profissionais. Logicamente que, devido ao nível mais intenso de atividade entre os atletas, um desequilíbrio mais pontual pode ser o suficiente para o desenvolvimento da condromalácia, ao passo que, nos sedentários, costuma haver uma descompensação mais generalizada.

Cartilagem da patela

A cartilagem da patela é uma das mais espessas do nosso corpo, justamente em função do excesso de força que é despendido na articulação com os movimentos do joelho. Esta força será ainda maior com a prática de atividades esportivas de alto impacto.

Quando a musculatura está fraca e o alinhamento da perna é perdido durante os movimentos, a força que o corpo dispende sobre a patela será muito maior. Se isso não for corrigido, poderá dar origem às lesões da cartilagem da patela.

Enquanto as lesões são superficiais, a estrutura óssea da patela continua protegida, de forma que elas contribuem pouco para a dor. Ao atingir as camadas mais profundas, a proteção oferecida ao osso pela cartilagem é gradativamente perdida e essa passa a contribuir para a dor. Persistindo a sobrecarga, as lesões da cartilagem podem evoluir para uma artrose no joelho.

Como é o tratamento da condromalácia?

A maioria dos pacientes com condromalácia patelar são tratados sem cirurgia, buscando-se corrigir as deficiências musculares e os erros no movimento que levam à sobrecarga no joelho. Não existe nenhum programa que seja eficaz para todos os pacientes, devendo este ser montado de forma individualizada de acordo com o que se acredita que esteja contribuindo para o aumento na pressão de contato entre a patela e a tróclea.

Alguns pacientes podem exigir um trabalho mais voltado para o fortalecimento do quadríceps. Outros podem ter excelente força no quadríceps, mas estruturas laterais excessivamente rígidas, com pouca flexibilidade no joelho. Outros podem ter uma deficiência mais significativa na musculatura estabilizadora do quadril, de forma que não conseguem manter um bom alinhamento do membro. Isso tudo pode ser avaliado em um programa bem estruturado de fisioterapia.

 Dr. João Hollanda

O dr. João Hollanda é médico ortopedista especialista em joelho e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Recomendado pelo Google: