header top bar

section content

Cinco conselhos bíblicos para vencer momentos de crise como a pandemia do covid-19

Antonio Junior, escritor e influenciador digital, aponta quais são os conselhos que podem ser encontrados na bíblia para superar momentos de dificuldade e crise

Por Portal Diário com MF Press Global

09/04/2020 às 22h26

Fotos de: Reprodução / MF Press Global

A vida é cíclica, feita de altos e baixos, de momentos bons e momentos ruins. Logo, cedo ou tarde, todos nós estamos sujeitos a passar por momentos tanto de fartura como de dificuldades.

Além da crise sanitária do novo coronavírus existe uma crise que tende a vir sobre todos no que diz respeito às finanças. Como consequência da quarentena que mudou totalmente a dinâmica de nossas vidas por causa da ameaça do novo coronavírus, muitos estão sofrendo os prejuízos relativos a redução drástica da atividade comercial e industrial. Empresários e investidores da bolsa estão perdendo grandes somas de dinheiro e por isso pais de família também perdem seus empregos e o receio que paira sobre suas cabeças é se terão condições de colocar o pão em suas mesas e sustentar suas famílias.

Em meio a este cenário de desalento e incertezas causado pela crise, o escritor e influenciador, Antonio Junior, aponta que para estes tempos difíceis é possível encontrar conforto e aconselhamento de atitudes a serem tomadas para vencer a crise: “A Bíblia nos mostra, pelo menos, cinco princípios que podem nos ajudar a passar por esses momentos de uma forma mais tranquila. É possível sim superar esse tempo de crise e até mesmo prosperar, mas para que isso aconteça, precisamos aplicar essas lições com disciplina e, principalmente, sabedoria. E, antes de vermos quais são esses princípios.”

Escritor e influenciador, Antonio Junior (Fotos de: Reprodução / MF Press Global)

Confira os cinco conselhos bíblicos trazidos por Antonio Junior para vencer em meio à crise:

1)Esteja atento ao que pode acontecer no futuro

Ter uma boa fonte de renda que nos traga estabilidade financeira e que nos proporcione tudo o que queremos, geralmente nos deixa muito otimistas e isso pode ser prejudicial, pois o otimismo faz com que nos esqueçamos de que os dias difíceis poderão chegar. Por isso seja prudente como José, conforme relata a bíblia. Esse homem de Deus era governador do Egito e teve uma revelação de que a crise estava chegando e, por isso, levou a sério e alertou a Faraó: “Depois virão sete anos de fome. Então todo o tempo de fartura será esquecido, pois a fome arruinará a terra” (Gênesis 41:30).

Saber que tempos difíceis vão surgir, faz com que sejamos mais prudentes em nossos gastos, no modo de administrar o dinheiro. É comum gastarmos mais do que precisamos quando vivemos dias de abundância, e existem aqueles que fazem até extravagâncias, mas isso pode nos levar a um sofrimento maior quando a “fonte seca”.

2) Tenha uma estratégia para encarar os tempos difíceis

Quando a época das “vacas magras” chegar e desequilibrar sua vida financeira, o que você fará? Como você agirá se você não voltar a trabalhar em breve e perder o emprego, se o seu salário for reduzido ou se não conseguir pagar suas contas?

José sabia exatamente o que fazer para enfrentar os dias de luta. Ele sabia que era preciso pensar sobre isso enquanto tudo ainda ia bem, para que a futura crise não tivesse um impacto tão negativo na vida do povo egípcio. Veja o conselho que ele deu a Faraó: “O faraó deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do faraó, serão armazenados nas cidades. Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome” (Gênesis 41:34-36).

É preciso manter o foco na administração dos recursos. Provavelmente eles devem ter feito a seguinte análise: “Quanto colhemos neste mês? Quanto vamos precisar para suprir as nossas necessidades? Quanto iremos guardar? Onde podemos cortar gastos desnecessários?” Saber administrar é um dos princípios para vencermos os tempos difíceis antes que eles cheguem.

3) Tenha uma reserva financeira

O Livro de Gênesis nos mostra que José usou o princípio da poupança para resolver o problema do Egito durante a época das “vacas magras” que eles iriam viver. Poucos dão valor em poupar seu dinheiro, mas isso é muito importante. Então guarde o máximo que você puder. Não importa se é R$ 10 ou R$ 50 por mês, mas guarde! O que você poupar hoje poderá suprir as suas necessidades amanhã.

José definiu que o Egito poupasse 20% de tudo o que colhia. E esse é um ótimo número. Se você conseguir poupar 20% do que ganha, em cinco meses terá o equivalente a um mês de salário. Isso fará muita diferença quando os tempos de crise vierem. Então, tenha uma reserva financeira e você estará mais preparado.

4) Não seja uma pessoa acomodada

A fartura faz com que as pessoas fiquem mais relaxadas na administração do dinheiro. E José, mais uma vez, nos ensina a não sermos descuidados com os nossos ganhos. Mesmo durante os sete anos de “vacas magras” vividos com o povo do Egito, quando os celeiros estavam cheios por causa da poupança que fez, ele não deixou de trabalhar e aumentar seus ganhos. Veja o que a Bíblia diz: “Assim, José comprou todas as terras do Egito para o faraó. Todos os egípcios tiveram que vender os seus campos, pois a fome os obrigou a isso. A terra tornou-se propriedade do faraó” (Gênesis 47:20).

5) Ajude os mais necessitados

É muito comum na crise as pessoas pensarem somente em si mesmas, mas vemos na história de José que ele foi muito generoso com a sua família e também com o seu povo, livrando-os de morrerem de fome durante os anos de seca (Gênesis 45:7; 50:20). Veja o que a Palavra de Deus diz: “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:24,25).

Isso mostra que não há problema nenhum em ser próspero, desde que isso não seja somente para alimentar o nosso ego. Jesus disse que é melhor dar do que receber (Atos 20:35).

PORTAL DIÁRIO com MF Press Global

Recomendado pelo Google: