header top bar

section content

VÍDEO: Presença de galinha faz presidente encerrar sessão em Câmara de vereadores

Fiorela é uma galinha de plástico que faz denúncias de forma humorada na internet.

Por G1

03/05/2018 às 14h43

A presença da galinha de plástico Fiorela, vestida com um blazer preto e adereçada com um colar de “pérolas”, na galeria da Câmara de Vereadores de Granja, município do Ceará, provocou o cancelamento da sessão parlamentar na semana passada. Um registro em vídeo do momento em que o presidente da Câmara, vereador conhecido como Derin, decide cancelar o expediente circulou na internet e provocou reações diversas.

Fiorela é uma personagem criada pelo designer gráfico e morador de Granja David Rodrigues. Além de acompanhar o trabalho do legislativo municipal, a galinha tem o costume de denunciar, de forma bem humorada, problemas na cidade como buracos ou flagrantes de ônibus escolares sucateados, segundo o criador.

No vídeo que circulou na internet mostrando o encerramento da sessão na Câmara, uma mulher narra a situação e comenta: “A galinha tá tão quietinha, sentada… gente, é incrível! Uma sessão sendo suspensa por causa de uma galinha de plástico”.

Fiorela foi apresentada aos moradores de Granja por meio de um teaser nas redes sociais, com o slogan “Ela vem aí” e a hashtag “#Fiorela2018”, em março. Mas foi com a repercussão do vídeo que a galinha engajada ganhou certa fama na internet.

Em uma das postagens em sua página pessoal no Facebook, Fiorela deixa um recado aos seguidores. “Informo que estive distante por um tempo, para uma terapia psiquiátrica, pois quando cheguei aqui foi impactante às minhas convicções tal descaso com um povo tão maravilhoso como o granjense. Quero deixar claro que esse povo nunca irá sair do meu coração e que logo logo estarei de volta”, disse.

O G1 tentou contato com o vereador algumas vezes. A reportagem conversou com um genro de Derin, que preferiu não se pronunciar, e com a secretária do vereador. A mulher afirmou que Derin não tem interesse em comentar o caso.

Porta-voz
A personagem surgiu por acaso, depois de Rodrigues encontrar a galinha de plástico, um brinquedo do sobrinho, em casa. “Bateu a ideia de fazer uma brincadeira com ela e o primeiro nome que veio na cabeça eu batizei”, explica.

A galinha acabou virando porta-voz e recebe, por meio de suas páginas pessoas no Facebook e Instagram, denúncias e reclamações enviadas por moradores de Granja. Para o criador, a personagem pode ser uma crítica de si mesma, chamando atenção para a banalização da política e para falácias de candidatos que aparecem em períodos eleitorais; além de aproximar os granjenses das pautas políticas do município.

“As pessoas têm medo de falar o que pensam. A política local está banalizada, elas precisam dar mais atenção”, alerta Rodrigues.

A galinha esteve presente em sessões anteriores na Câmara e vinha causando incômodo entre os parlamentares, afirma o designer. Rodrigues também diz ter sido chamado ao gabinete do presidente, vereador Derin, para deixar de levar a personagem ao local. “Pediu pra eu não levar mais e disse que, particularmente, não se incomoda, mas sofre pressão dos vereadores.”

G1

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/presenca-de-galinha-de-plastico-faz-presidente-encerrar-sessao-na-camara-no-ceara.ghtml

Recomendado pelo Google: