header top bar

section content

Cajazeirense se destaca em pesquisa eleitoral na disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte. Veja!

O atual prefeito, Raimundo Macêdo, o Raimundão (PMDB), está em segundo lugar e Normando (PSDB) aparece em terceiro. Confira tudo aqui!

Por Diário do Sertão

26/08/2016 às 09h21 • atualizado em 26/08/2016 às 09h27

Cajazeirense dispara em pesquisa eleitoral

O deputado federal Arnon Bezerra (PTB) aparece à frente na pesquisa de intenção de voto feita em Juazeiro do Norte, contratada pela TV Verdes Mares, sobre a disputa pela Prefeitura daquele Município. O atual prefeito, Raimundo Macêdo, o Raimundão (PMDB), está em segundo lugar e Normando (PSDB) aparece em terceiro. A diferença entre estes três candidatos está dentro da margem de erro, que é de 4 pontos percentuais, segundo o relatório feito pelo Ibope.

Além dos três primeiros citados, disputam a eleição em Juazeiro Gilmar Bender (PDT), com 11%, Demontier Cinquentinha (PSOL), com 5%, Francisco Fabiano (PSB), 4%, Helaine Mendonça (PMB), 3%, e Flávia Soares (PRB), com 2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 deste mês com 504 eleitores.

+ Prefeito de uma das principais cidades do Ceará fica em ‘cima do muro’, desconversa sobre reeleição, cita obras importantes e dispara contra vereador de Cajazeiras

A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer, segundo o relatório, que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo nº CE-01076/2016.

Ainda segundo o relatório da pesquisa, as intenções de voto em Arnon Bezerra são mais expressivas entre os entrevistados mais jovens. Raimundão é mais citado entre aqueles que estudaram até a 4ª série (Ensino Fundamental I). Normando tem mais destaque entre os eleitores com idade de 25 a 34 anos. Quanto aos demais candidatos, observa-se que as intenções de voto se distribuem homogeneamente entre os segmentos analisados.

juazeiro

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor vota sem, no entanto, mostrar para ele os nomes dos candidatos, o resultado foi o seguinte: Raimundão 11%, Gilmar Bender 7%, Arnon Bezerra 7%, Normando 5%, Demontier Cinquentinha 2%, Flávia Soares 1%, Francisco Fabiano 1% e Helaine Mendonça 1%. Neste quesito, 15% dos eleitores entrevistados figuram na faixa do branco ou nulo, e 50% disseram não saber ou preferiram não opinar.

Quanto à rejeição, quando os entrevistadores perguntam em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, o atual prefeito Raimundão foi apontado por 56% dos eleitores, Normando por 18%, Arnon Bezerra por 16%, Gilmar Bender por 15%, Francisco Fabiano por 13%, Flávia Soares por 12%, Helaine Mendonça, 12%, e Demontier Cinquentinha por 10%.

Sobre a expectativa de qual candidato chegará à vitória nas eleições de outubro próximo, 29% dos eleitores de Juazeiro do Norte apontaram o nome do atual prefeito, Raimundão, 16% citaram José Arnon Bezerra, 14% Gilmar Bender, 11% Normando, 2% Demontier Cinquentinha, 2% Francisco Fabiano, 2% Helaine Mendonça e Flávia Soares não chegou a pontuar.

A pesquisa, segundo o Ibope, foi realizada com eleitores que votaram nas últimas eleições. O modelo de amostragem utilizado é o de aglomerados em dois estágios. As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa, realizadas por uma equipe de entrevistadores do Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem nos questionários após a realização das entrevistas, diz o relatório elaborado pelo Ibope.

Diário do Nordeste

Recomendado pelo Google: