header top bar

section content

VÍDEO: Homem invade igreja destrói imagens e ateia fogo no local; padre lamenta prejuízo material e espiritual

Cadeiras, mesas, bancos e imagens sacras foram danificadas a golpes de machado. Uma delas – a imagem de São Vicente de Paula – teve a cabeça arrancada

Por Jocivan Pinheiro

03/07/2018 às 16h23 • atualizado em 03/07/2018 às 16h47

Por volta das 12h desta terça-feira (03), um homem invadiu a Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante, no Centro da cidade de Umari-CE, danificou objetos e provocou um incêndio no local.

Populares registraram por fotos e vídeos os danos causados pela ação criminosa. Cadeiras, mesas, bancos e imagens sacras foram danificadas. Uma delas – a imagem de São Vicente de Paula – teve a cabeça arrancada.

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito é um homem de 45 anos que arrombou a porta da igreja com um machado, entrou com um balde de gasolina e ateou fogo no local.

O suspeito foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Polícia Civil de Ipaumirim, onde confessou o crime e afirmou que destruiu as imagens porque é um “cavaleiro enviado por Deus para acabar com a idolatria”. Sua família alegou que ele sofre de transtornos mentais e que ultimamente está “lendo muito a Bíblia”.

VEJA MAISMulher invade igreja no Sertão da Paraíba e quebra imagens de santos: “Deus mandou”

Imagens danificadas pelo invasor

O padre Paulo César Andrelino, que é titular da paróquia e no momento da invasão estava em um evento na cidade do Crato, lamentou também o “prejuízo espiritual” causado pelo crime.

“É um templo, e a gente não pode ver um templo somente pela questão material, mas ver também o prejuízo espiritual que está causando ao povo da cidade”, disse.

Ouça o áudio:

Objetos danificados pelo suspeito

Segundo atentado

Em abril de 2009, a Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante foi invadida por uma mulher de 45 anos que usou um paralelepípedo para destruir quase vinte imagens, sendo três delas do século XVIII, além de sete quadros da Via-Sacra. Ela estava transtornada e só foi contida por policiais.

Na delegacia, a mulher disse que havia feito uma promessa de “destruir imagens feitas pelas mãos dos homens que estão provocando guerras no mundo”. Ela era frequentadora da Assembleia de Deus da cidade de Umari.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: