header top bar

section content

VÍDEO: Chagas Machado diz que teve medo de não voltar à Cajazeiras após tratamento contra o câncer

Natural de Lavras da Mangabeira, Chagas é funcionário público de Cajazeiras e contou que conseguiu superar o momento com muita fé e oração, "pedi a Deus que me desse mais uma oportunidade"

Por Priscila Tavares

23/01/2024 às 18h01

No quadro Interview Personalidades, do programa Diário News, Elmo Lacerda recebeu o funcionário público Francisco Chagas Machado que contou sobre sua trajetória de vida, relembrou momentos de sua vida profissional e da época em que enfrentou um câncer.

Natural de Lavras da Mangabeira, no vizinho estado do Ceará, Chagas Machado foi fuzileiro naval no Rio de Janeiro, trabalhou no DER (departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba) em Campina Grande e em seguida em Cajazeiras. Nos anos 80 ingressou na CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), onde está há mais de 35 anos.

Casado com a Neide Andrade, é um dos funcionários púbicos mais antigos da unidade da CAGEPA de Cajazeiras. Ele é irmão do ex-superintendente da SUDEMA, João Vicente Machado.

Em 2022 Chagas descobriu um linfoma, um câncer no sistema linfático. Ele contou que conseguiu superar o momento com muita fé e oração.

“Eu sou uma pessoa católica, tenho muita fé em Deus e entreguei tudo nas mãos de Deus, rezei muito, chorei muito, pedi a Deus que me desse mais uma oportunidade, que eu queria viver mais um pouco para eu fazer mais um pouco e Deus me deu a oportunidade. Eu fui para João pessoa, fiz quimioterapia e graças a Deus fiquei bom, estou aqui, estou firme e forte. Agradeço muito a Deus por ele ter me curado”, disse emocionado.

Chagas Machado (Foto: TVDS)

“Quando o médico disse que eu estava com câncer eu fiquei meio preocupado. Eu disse: rapaz será que eu ainda vou voltar para Cajazeiras? Eu com esse problema tão sério de câncer. Mas graças a Deus, com muita fé, superei tudo isso e graças a Deus estou aqui novamente”, completou.

Mais da entrevista

Chagas Machado falou do passado e relembrou momentos vividos na infância.

“Eu tive uma infância muito alegre. Estudei no colégio Figueiras Lima em Lavras da Mangabeira, a gente andava na barragem, no boqueirão de lá e foi uma infância muito alegre, muito agradável”, disse.

Chagas Machado e seus irmãos (Foto: Arquivo pessoal)

Ele contou que sempre ouvia falar sobre Cajazeiras e tinha muita vontade de conhecer a terra do Padre Rolim.

“Eu ouvia muito falar de Cajazeiras, porque a maioria das pessoas, dos comerciantes quando queria comprar qualquer coisa vinha para Cajazeiras. Eu ouvia muito falar das rádios de Cajazeiras, a rádio Difusora, Rádio Autopiranhas, a gente escutava muito e via muito falar do 1º de Maio, do Tênis, as festas que tinha nesses clubes e ai eu disse ‘um dia vou conhecer essa cidade’, meu desejo era conhecer Cajazeiras, aí o tempo foi passando, até que um dia eu cheguei aqui”, pontuou.

Chagas Machado na Marinha Brasileira (Foto: Arquivo pessoal)

Durante a entrevista ele contou de quando foi morar em Fertaleza-CE, e que foi lá onde fez um concurso para ingressar na Marinha brasielira. Ainda muito jovem, passou no concurso e foi morar no Rio de Janeiro. Entre suas experiências ele destacou uma viagem que fez à Inglaterra para buscar um navio.

Após deixar a Marinha, Chagas recebeu o convite do irmão João Vicente Machado para ir morar em Campina Grande, onde lhe conseguiu um trabalho no DER, após alguns anos ele pediu a transferência para o Sertão. Chagas Machado trabalhou no antigo terminal rodoviário de Cajazeiras, no edifício Antônio Ferreira, onde conheceu sua esposa.

Chagas Machada em sua viagem à Londres (Foto: Arquivo pessoal)

“Dona Neide era a gerente da rodoviária Raimundo Ferreira. Eu conheci ela aqui, a gente começou a namorar aí a gente resolveu casar. Casamos em 83, 41 anos de casados e ela teve um mioma e não pode ter filhos, mas é assim mesmo. Eu tenho os sobrinhos, João Filho, Petoson, Pollyana, tudo filho”, pontuou.

Depois de muitos anos entrou na CAGEPA, onde trabalha até hoje.

Chagas Machado e sua esposa, dona Neide (Foto: Arquivo Pessoal)

“Entrei como leiturista, tirando leitura aqui nas ruas de Cajazeiras. Foi bom que eu conheci Cajazeiras completa, de Norte a Sul. Ai depois, no governo de Fernando Henrique, aquele negócio das privatizações, começou por telefone, depois setor elétrico e depois queria privatizar a àgua, graças a Deus com a ação dos sindicátos a gente barrou a privatização”, destacou.

Chagas Machado foi surpreendido por homenagens dos irmãos e sobrinhos, ressaltando a importância e o amor que sentem por ele.

Chagas na tribuna da ALPB na luta pela não privatização da CAGEPA (Foto: Arquivo Pessoal)

Assista a entrevista completa com Chagas Machado

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: