header top bar

section content

VÍDEO: Em turnê pelo Nordeste, espetáculo ‘TOURO [BULL]’ chega no Teatro Ica em Cajazeiras

Em entrevista ao Diário do Sertão, a atriz Valeria Pinheiro conta detalhes da construção da peça que celebra a ancestralidade feminina

Por Priscila Tavares

15/04/2024 às 17h41 • atualizado em 15/04/2024 às 17h49

Chaga nesta terça-feira (16) em Cajazeiras da turnê do espetáculo ‘Touro [Bull]’ da Cia Vatá. Uma peça que aborda o tema da ancestralidade feminina a partir do ponto de vista da cultura caririense.

A partir das memórias da dançarina e coreógrafa Valéria Pinheiro, que nasceu e se criou naquela região, o espetáculo traz alguns dos arquétipos do imaginário nordestino em formato de uma sinfonia de sapateado, sapateios identitários brasileiros: Brinquedos e folguedos do Cariri têm passos ritmados e batidas de pé. Valéria, como brincante destes folguedos, incorporou à sua arte algumas técnicas do sapateado e o resultado são ritmos e passos autênticos.

Em entrevista a TV Diário do Sertão, Valeria contou como surgiu o espetáculo TOURO [BULL] e parte de sua construção. Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, a atriz contou que largou a engenharia para seguir o sonho de ser artista.

“Era 89 quando eu decidi largar prancheta- eu sou engenheira civil- e me tornar artista, e saí pelo mundo numa pesquisa muito forte sobre a cultura popular que tanto me atravessava. Eu sou filha de um mestre de reisado, meu pai quando em vida, foi durante muito tempo vaqueiro, então, eu nasci de fato, o meu acervo musical, meu acervo histórico, meu acervo imagético é Sertão. Então, o Sertão perpassa toda minha obra”, disse.

Ela contou que durante 18 anos comandou o ‘Café Teatro das Marias’ em Fortaleza. “Era um teatro em que eu navegava muito fortemente entre a tradição e a contemporaneidade”, ressaltou a artista. Já em 2018, ao perdeu os pais, ela voltou para o Sertão do Ceará onde viveu intensamente sua pesquisa artística.

Espetáculo TOURO [BULL], dia 16 de abril em Cajazeiras (Foto: Divulgação/ Instagram)

“De 2018 até, mais ou menos 2021, eu convivi com a força das mulheres. Mulheres essas que alí no Sertão coloca uma lata na cabeça, anda cinco quilómetros para buscar água, chega me casa faz a comida mais gostosa que você possa imaginar, deixa menino na escola, pega a inchada, vai para a lida, volta, coloca seu vestido mais belo, seu batom mais vermelho e vai sambar no final do dia nos forrós da vida. A produção e o modos operandos da mulher do Sertão me chama atenção, eu quero falar sobre isso”, destacou.

Valeria falou ainda, da construção do espetáculo e dos profissionais encolvidos. O espetáculo “TOURO [BULL]”, que já passou em diversas cidades do Nordeste, encerra sua turnê nesta terça-feira (16) em Cajazeiras. A atriz falou também sobre as expectativas para e apresentação na terra do Padre Rolim.

Equipe do espectáculo TOURO [BULL] (Foto: Diário do Sertão)

“Cajazeiras sendo um lugar que constrói pensamento, eu acho que vou sair feito uma colcha de retalho com muitos pedacinhos de vocês e quem sabe eu amplie em mim o meu próprio pensamento. Eu acho que vai ser super importante ter você [o público] me ajudando a pensar touro, ou seja, eu quero que você seja um touro junto comigo e juntos seremos touros construindo, mexendo, transformando e quem sabe amenizando e trazendo muita produção de alegria a um país que de fato precisa de alegria, que é nosso país”, ressaltou Valeria.

O espetáculo “TOURO [BULL]” acontece no dia 16 de abril, às 19h no Teatro Ica de Cajazeiras. Para mais informações ascese o perfil oficial da atriz no instagram, pelo @valeriapinheiroabcvata.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: