header top bar

section content

Painel em grafite homenageia centenário de Jackson do Pandeiro em Sousa

Homenagem no prédio do Centro Cultural do Banco do Nordeste faz parte de uma programação especial voltada ao centenário do artista. Outras atividades acontecem até o dia 31 de janeiro.

Por Diário do Sertão com G1PB

23/01/2019 às 15h41

Homenagem em forma de grafite na parede do prédio do Centro Cultural do Banco do Nordeste, no Centro da cidade, foi feita pelo artista plástico Shiko (Foto: Murilo Custódio/CCBNB)

Uma intervenção urbana na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, homenageou o centenário do artista paraibano Jackson do Pandeiro. A homenagem em forma de grafite na parede do prédio do Centro Cultural do Banco do Nordeste, no Centro da cidade, foi feita pelo artista plástico Shiko. O painel em grafite, que começou a ser feito no sábado (19), foi entregue na segunda (21). A arte permanecerá no local durante todo o ano de 2019.

“Jackson do Pandeiro foi essencial na formação da identidade da música paraibana. E nada mais justo, tendo em vista a responsabilidade sociocultural do BNB e o centenário de Jackson, que prestar essa grande homenagem ao Rei do Ritmo”, disse o gerente executivo do CCBNB Sousa, Murilo Albuquerque.

A intervenção urbana fez parte de uma programação do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Sousa para celebrar o centenário de Jackson. O artista plástico convidado para elaborar o painel, Shiko, é da cidade de Patos, no Sertão, mas atualmente mora em João Pessoa.

Além do desenho feito por Shiko, foram apresentados os shows de Sérgio do Acordeon e Cabruêra e Os Fulano, que se juntam no projeto “Jackson Racional e os Afrobatuques”.

Buscando pôr em evidência a essência de Jackson do Pandeiro e da cultura nordestina, a “Ópera do Pandeiro”, que comemora o centenário do nascimento do artista paraibano, também fez parte da programação durante todo o mês de janeiro. Além de Sousa, a homenagem já passou pela cidade de Cajazeiras.

Fonte: Diário do Sertão com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/01/23/painel-em-grafite-homenageia-centenario-de-jackson-do-pandeiro-em-sousa-sertao-da-pb.ghtml

Recomendado pelo Google: