VÍDEO: Professor explica o papel da mãe na educação dos filhos: “Educar é preparar o filho para tudo”
No quadro Diário Educação, Ivo Lavor destaca a importância do vínculo materno no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças
O papel fundamental das mães na formação educacional e emocional dos filhos foi o tema da coluna Diário Educação desta semana, apresentada pelo professor Ivo Lavor no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão. Em sua análise, o educador destacou a relevância do envolvimento materno, especialmente nos primeiros anos de vida, e reforçou que a responsabilidade pela educação deve ser compartilhada entre escola e família.
“O papel da mãe na educação das crianças é de forma muito significativa, muito mais do que o pai. Isso não se trata de uma opinião, mas é por conta do ligamento afetivo da mãe com relação à criança. Essa figura feminina, principalmente nos primeiros anos de vida. Eu diria que o papel da mãe não está apenas no de cuidar, limpar, alimentar, colocar para dormir, mas a mãe tem um papel tanto quanto cognitivo quanto emocional”, destacou o professor.
Durante sua participação no quadro, Ivo Lavor também abordou o debate recorrente sobre a quem cabe a tarefa de educar: à escola ou à família? Segundo ele, ambas têm responsabilidades claras, mas o papel da família – e especialmente da mãe – é determinante para o sucesso do processo educativo.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Professor Ivo Lavor desmistifica a inteligência emocional em sua coluna semanal 'Diário Educação'
- VÍDEO: Professor explica a necessidade de pais e cuidadores entenderem os "marcos do desenvolvimento infantil"
- VÍDEO: Professor afirma que linguagem, controle emocional e coordenação motora são influenciados pela infância
“Durante a história da nossa educação, a gente fica naquela dúvida: quem educa, a escola ou a família? Eu já quero colocar aqui de pronto a minha opinião. Para mim, os dois devem educar, só que a família ela exerce um papel tão forte, que se esse papel não for executado com esmero, com alinhamento, a escola não vai também cumprir o seu papel”, pontuou.
Por fim, o educador chamou a atenção para uma percepção equivocada que muitas mães podem ter sobre o papel da proteção na criação dos filhos. Para ele, o foco da educação deve estar na preparação dos pequenos para enfrentar os desafios da vida.
“Hoje a gente tem a seguinte interpretação: a mãe tem que proteger o filho de tudo. Essa frase precisa ser corrigida. Atenção mamãe! Você não pode estar proteger o seu filho de tudo. Educar, na verdade, é preparar o filho para tudo”, concluiu.
A coluna Diário Educação vai ao ar toda segunda-feira pela Rede Diário do Sertão e tem como objetivo promover reflexões sobre temas relevantes da área educacional, com linguagem acessível e foco no cotidiano das famílias e das escolas.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário