header top bar

section content

VÍDEO: Semifinalista de concurso para visitar polo aeroespacial, garoto de Cajazeiras sonha ser astronauta

Com apenas 9 aninhos, João Cícero, estudante do 4º ano de uma escola privada de Cajazeiras, está entre os semifinalistas do concurso Prêmio Sócios-Mirins da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutica (AEITA)

Por Jocivan Pinheiro

26/08/2023 às 16h54 • atualizado em 26/08/2023 às 18h11

Com apenas 9 aninhos, João Cícero, estudante do 4º ano de uma escola privada de Cajazeiras, está entre os semifinalistas do concurso Prêmio Sócios-Mirins da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutica (AEITA). Entre 800 competidores, 35 foram selecionados e disputam a final. João Cícero é o único paraibano na disputa tão concorrida que deve ter o resultado divulgado nos próximos dias.

O menino é filho único do casal Francisco Jânio das Neves e Chislene Oliveira. Ele natural de Barbalha-CE e ela de São Paulo. A família reside em Cajazeiras há quase 10 anos. A criança que sempre manteve ótimo desempenho escolar, descobriu a astronomia no terceiro ano. “Foi onde eu vi que dava para ser astronauta mesmo, porque eu tinha aprendido um pouquinho sobre o espaço”, lembra o garoto.

O prêmio buscava crianças com destaque em tecnologia, engenharia e incentividade. João Cícero desenvolveu dois experimentos: o carrinho movido a bexiga e um foguete.

O sonho de João é embarcar em uma viagem interplanetária. Quem sabe ir à Marte, mas ele deixa claro que só embarcaria se o planeta for realmente habitável, jamais iria em uma aventura. “Eu vou querer ir, mas se descobrirem que é habitável,. Eu não vou para ser teste, não”, diz ele.

João Cícero recebe incentivo dos pais, Francisco e Chislene (Foto: José Dias Neto/TV Diário do Sertão)

Os pais de João Cícero estão super orgulhosos com o desempenho do filho. Francisco Jânio e Chislene incentivam que as famílias se envolvam nas atividades educacionais das crianças.

“Às vezes parece uma brincadeira, mas não é uma brincadeira. Às vezes você consegue incentivar q1ue a criança fique mais estimulada a ir pra escola, a fazer as atividades, e deixar a criança livre para ela ser o que ela quiser ser”, aconselha a mãe.

O pai, que é funcionário público no Ceará, destaca que além das atividades estudantis, o garoto se dedica a esportes e atividades de lazer, sempre com muita disciplina. “Ele tem uma educação bem equilibrada. É um bom aluno e a gente apoia a decisão dele.”

Desde cedo, João Cícero demonstra interesse pela ciência (Foto: José Dias Neto/TV Diário do Sertão)

Chislene, que é analista do Tribunal de Justiça no Fórum de Cajazeiras, enfatiza a alegria de ver que o filho é semifinalista de um concurso tão importante.

“A gente tenta não passar pressão pra ele. Foi muito bom, a gente ficou imensamente feliz de ele ter sido selecionado para semifinalista, porque é uma conquista de tudo que faz. Ele nem tem noção do quando ele já conseguiu”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: