header top bar

section content

Uso de geradores pode significar economia para as empresas

A energia elétrica pode representar um gasto de até metade dos gastos mensais da empresa

Por Rafaela Rodrigues - Experta Mídia

29/05/2020 às 17h53

Dicas de como você economizar energia na sua empresa

A energia elétrica representa um dos maiores gastos para diversos negócios, independente do nicho de atuação.

Entre alguns dos ramos que mais gastam com esse serviço estão as indústrias, o setor hoteleiro e o de alimentação, com bares e restaurantes. Para alguns, a energia elétrica pode representar um gasto de até metade dos gastos mensais da empresa.

Portanto, encontrar maneiras de economizar nesse quesito pode representar uma grande diferença para o caixa mensal da companhia.

Há indústrias que operam de forma contínua e lidam com a diferenciação de custo da energia em determinado período (horário de ponta). Estas buscam o máximo de otimização de demanda durante o período, visto que o custo de energia neste horário pode ser 10x maior que no horário convencional.

No Brasil, este horário de pico costuma ser de 3 horas (entre 17h e 22h) de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados.

Uma forma de economizar eletricidade é com o uso de geradores de energia. A utilidade desses aparelhos pode ser observada em vários aspectos, como garantia de uma estabilidade energética, garantia de continuidade produtiva e proteção de estoque, por exemplo.

No que se refere à economia, o uso do gerador auxilia, principalmente, em horários de pico e em períodos de bandeira vermelha, quando o preço da energia elétrica consumida sobe consideravelmente.

Uso de geradores em horários de pico

Ao longo do dia, existem horários nos quais o número de pessoas demandando energia elétrica ao mesmo tempo sobe rapidamente. Esse é o chamado horário de pico, que tende a ser no final do dia, quando a luz do sol começa a diminuir.

No Brasil, ele costuma ser das 17h às 22h, período que engloba também parte importante do horário comercial.

Esse aumento da demanda acaba causando um encarecimento da energia elétrica. Pesquisas afirmam que, durante o horário de pico, o preço da eletricidade pode corresponder a até mesmo 10 vezes mais do que os valores em outras horas do dia.

Dessa forma, quando se tratar de uma empresa, com consumo de alta tensão, enquadrado na tarifação horo-sazonal azul, é possível substituir a energia da rede padrão optando por alugar geradores de energia. Assim, a máquina é acionada durante o horário de pico, não dependendo, assim, da concessionária.

No fim do mês, a solução representa uma grande economia nos gastos com eletricidade.

Economia em meses de bandeira vermelha

As bandeiras vermelhas fazem parte de um sistema tarifário que aumenta o gasto com eletricidade por todo o mês em que estiver vigente.

Essas bandeiras são escolhidas mensalmente, após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) definir qual é a melhor fonte para gerar energia naquele mês. Portanto, as cores dependem do quão difícil está a condição para geração de energia.

Por exemplo, em meses de pouca chuva, a energia hidráulica não será a opção indicada, fazendo com que a concessionária opte por alternativas mais caras, como a geração térmica. Isso irá afetar diretamente no preço cobrado pela eletricidade.

Como sinaliza o site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as bandeiras vermelhas, divididas em patamar 1 e 2, podem acionar uma tarifa de R$ 4,16 a R$ 6,24 para cada 100 kWh consumido pela empresa, respectivamente.

Portanto, alternar com mais frequência a energia oferecida pela concessionária e a do gerador, durante meses de tarifas vermelhas, pode fazer uma grande diferença.

A economia é potencializada, então, quando a empresa conta com o gerador durante o horário de pico, em um mês vermelho.

Esses são detalhes que podem impactar fortemente o caixa da empresa no somatório total.

Uma vez que energia elétrica é algo essencial, estratégias alternativas são a chave para reduções de custos.

Recomendado pelo Google: