header top bar

section content

Por dentro dos bastidores de um desfile de moda

Entenda como o evento é organizado e o que ocorre fora dos holofotes

Por Gear SEO

28/11/2019 às 14h49 • atualizado em 28/11/2019 às 14h52

Por dentro dos bastidores de um desfile de moda

Todo fashionista de plantão quer saber: como funciona os bastidores de um desfile? Mais do que apresentar tendências de moda feminina, um desfile também apresenta conceitos que o estilista e a marca querem mostrar para o seleto público que os assistirá. Tudo é pensado em detalhes para que o show seja completo.

Da porta dos fundos para a boca de cena

Em grandes semanas de moda, vários desfiles acontecem ao mesmo tempo, e é preciso uma equipe enorme para dar conta de montar toda a estrutura do show.

Cada sala de desfile conta com uma sala de bastidor, que nada mais é do que um quarto amplo com sofás, mesas, cadeiras, espelhos e toda a estrutura necessária para que os modelos possam ser maquiados e estilizados antes de entrar na passarela.

Chamado de backstage (bastidor, em inglês), esse local conta ainda com araras de roupas — cada traje é passado e separado com o nome do modelo que vai usá-lo, algo que é definido dias antes do evento — e mesa com alguns comes e bebes — geralmente petiscos, minissanduíches e docinhos —, e tem até costureiras de plantão para o caso de alguma roupa precisar de um consertinho de última hora.

Do outro lado, trabalham cenógrafos, DJs e especialistas em iluminação. Tudo para que a passarela seja destacada de acordo com a ideia que o estilista quer transmitir para a sua coleção.

A trilha sonora, por exemplo, merece um cuidado especial, é ela que vai ditar o ritmo do desfile. Os modelos seguirão a batida da música para definir suas passadas, e tornando o show mais lento ou mais rápido conforme a quantidade de trajes/profissionais, a temática da coleção e o conceito a ser transmitido.

Beleza fala

Alguns dias antes do evento acontecer, vários profissionais se reúnem para a escolha dos modelos — o conhecido casting — e para o estilista juntamente ao maquiador/cabeleireiro discutir sobre o que será feito em termos de beleza para aquela coleção.

O estilista é o grande maestro do desfile de moda e precisa contextualizar suas ideias para a coleção a fim de que o maquiador possa reproduzi-las na maquiagem e nos penteados dos modelos. Daí surgem também as tendências a serem seguidas na temporada — make mais natural, boca marcada, olhos coloridos, nude e assim por diante.

Os modelos selecionados para o desfile também fazem a prova das roupas que serão usadas no desfile. Os looks são completamente montados — com acessórios, sapatos e até adornos de cabelo — e, na maioria das vezes, são até fotografados para ajudar o pessoal de backstage a selecionar e organizar cada vestimenta. Como muitos modelos desfilam para mais de um estilista, essa seleção é fundamental para que não aconteçam atrasos ou falte alguma peça no desfile, por exemplo.

A assessoria de imprensa do estilista também trabalha duro para montar o mapa do desfile, ou seja, para determinar quais convidados — famosos, jornalistas, influencers, etc. — sentarão na primeira e na segunda fila, as mais disputadas e importantes, e quem terá credencial para entrar no desfile e cobrir o evento.

Os fotógrafos também ficam separados dos convidados, geralmente num espaço que fica na ponta da passarela para poderem ter o melhor ângulo de visão dos modelos desde suas saídas da boca de cena. Para conseguir o melhor lugar, é preciso chegar cedo e muitos carregam consigo até uma escadinha para poderem garantir o melhor clique.

E no dia…

Existe ainda uma equipe que faz o desfile literalmente acontecer: são os coordenadores de desfile. Esses profissionais ficam circulando com microfones no ouvido, se comunicando com quem está dentro e fora do backstage para determinar o ritmo da “produção”.

Com muita gente para ser maquiada e preparada, é preciso muita organização para que o ritmo se mantenha alto, e nada saia do cronograma estipulado. São esses profissionais também que determinam, junto ao estilista, a ordem que os looks entrarão na passarela.

Apesar da grande correria e do trabalhão, os desfiles ocorrem com perfeição e rendem os louros que toda a equipe merece por fazer o show da moda acontecer.

Recomendado pelo Google: