header top bar

section content

Como manter os dados da sua empresa seguros no meio digital?

Ferramentas de gestão e de proteção de dados são essenciais para empresas, saiba mais

Por Gear SEO

26/11/2019 às 00h52 • atualizado em 26/11/2019 às 00h53

Como manter os dados da sua empresa seguros no meio digital?

Atualmente, não é mais tão difícil se deparar com escândalos sobre o vazamento de informações e dados de pessoas físicas e jurídicas. Por conta disso, cresce cada vez mais a preocupação com a segurança da informação.

E umas das melhores maneiras de manter os dados seguros, integrados e proporcionando uma alta produtividade a partir de custos mais baixos é por meio de um software de gestão.

Encontrar o sistema de gestão ideal para sua empresa, que permita acesso fácil e confiável aos dados, é sinônimo de maior produtividade e corte de gastos.

O que são softwares de gestão e como eles podem beneficiar a sua empresa

Softwares de gestão são ferramentas que auxiliam no armazenamento correto de dados e informações de uma empresa, prevenindo vazamentos, invasões e a ocorrências de outros crimes cibernéticos. Investir em segurança da informação é sinônimo de prevenção contra crimes.

Normalmente, aumentar a segurança da informação de uma empresa implica em modificar certas ações do dia a dia que devem ser pautadas em alguns princípios básicos:

• Confidencialidade: a informação deve ser dividida em níveis que só podem ser acessados e atualizados por pessoal devidamente autorizado e credenciado;

• Confiabilidade: é o que confere o caráter de fidedignidade da informação, garantindo ao usuário a boa qualidade do dado com o qual ele está trabalhando;

• Integridade: garantia que a informação estará preservada contra alterações indevidas e fraudes,

• Autenticidade: conhecimento, por meio de registro pré-determinado de quem realizou acessos, atualizações e modificações de dados.

Dessa forma, para manter os dados de uma empresa protegidos, é necessário buscar por um software de gestão que ofereça todas as etapas de segurança necessárias.

Além disso, também é fundamental que sejam capazes de realizar, entre outras ações, a detecção de vulnerabilidades no sistema, cópias de segurança, eficácia no controle de acesso e gestão de riscos apropriada.

Sistema de controle de acesso

Uma das formas mais eficientes de aumentar o nível de segurança de qualquer empresa é através da implementação e investimento em sistemas para controle de acesso dos usuários.

É através desse tipo de software que cada usuário da companhia consegue ter acesso aos seus dados e ao nível de informação que lhes cabe.

Um reconhecido tipo de controle de acesso é o modo de autenticação através de login do usuário, que permite a entrada por meio da verificação da identidade digital.

Existem diversas formas que podem ser utilizadas nas empresas, como: cartões de identificação, uso de senha pessoal, padrão de retina, reconhecimento de assinatura e por aí vai.

Firewall

Além de um bom sistema de monitoramento de acesso, o Firewall é uma tecnologia necessária para manutenção da segurança da sua empresa.

A função desse tipo de software é filtrar e monitorar os fluxos de tráfego que ocorrem em uma rede, ou seja, ele identifica possíveis conexões inseguras ou ameaças ao usuário.

A tecnologia do Firewall já é um pouco mais conhecida mesmo por quem não precisa se preocupar com a proteção de dados de uma empresa. O objetivo dele é bloquear qualquer tipo de acesso a conteúdos que possam prejudicar as informações do usuário — seja em um computador pessoal ou de uma companhia.

Softwares de monitoramento

Fazer uso de um software de última geração, infelizmente, não é sinônimo de proteção total. Até mesmo ótimos programas de segurança da informação podem estar suscetíveis a erros, por isso, o ideal é que qualquer sistema crítico de uma empresa seja monitorado de perto.

É exatamente visando essas possíveis falhas que as companhias fazem uso de softwares de monitoramento de redes e infraestrutura.

Esse tipo de ferramenta auxilia no monitoramento contínuo de serviços e sistemas digitais de uma empresa, localizando possíveis vulnerabilidades.

Dessa forma, é possível perceber a gama de ferramentas que podem ser empregadas na hora de realizar a segurança de uma empresa.

São vários níveis diferentes que devem ser levados em consideração na hora de manter os dados seguros. Por isso, vale a pena pesquisar e investir no melhor tipo de estratégia para a sua empresa.

Recomendado pelo Google: