header top bar

section content

VÍDEO: Falta de manutenção pode ter causado desabamento em casa de shows de João Pessoa, aponta engenheiro

O profissional ressaltou que os fortes ventos e a intensidade das chuvas unido-se à falta de manutenção, pode ter contribuído para o acidente

Por Luiz Adriano

30/04/2024 às 19h05 • atualizado em 30/04/2024 às 19h10

O desabamento do teto de uma casa de shows durante uma festa na noite do último domingo (28) no bairro do Altiplano, em João Pessoa, foi tema da participação do engenheiro Fernando Figueiredo na coluna “Diário de Obras” do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, nesta terça-feira (30).

A estrutura composta por madeira e telhas caiu por cima dos participantes em um evento que acontecia no local e conforme as informações, 46 pessoas ficaram feridas e até o final da tarde de hoje, quatro delas ainda estavam internadas conforme Boletim do Hospital de Emergência e Trauma da Capital paraibana.

Para Fernando Figueiredo, há uma grande possibilidade do fator causador da queda da estrutura da casa de shows, ter sido a falta de manutenção. Ele ressaltou que por a região litorãnea geralmente ser afetada por fortes ventos, e com a intensidade das chuvas caídas em João pessoa, possa ter contribuído para o acidente.

“O principal foi a estrutura do local devido à má gestão ou da construção ou do projeto, ou muito provavelmente da manutenção, com vento e com chuva ela acabou colapsando”, disse o profissional.

Fernando falou que uma das grandes falhas no Brasil é a falta de manutenção nos prédios. “Atuo na Engenharia Diagnóstica e sei o quanto isso é infrequente, o quanto as pessoas pouco procuram essa área”, disse o engenheiro ressaltando a necessidade da periodicidade em averiguar a estrutura predial, fato este que segundo ele, os laudos do Corpo de Bombeiros mostram que não estava acontecendo na casa de shows da capital paraibana.

“Ventos e chuvas frequentes, unindo isso à falta de manutenção, acontece esse tipo de situação”, concluiu.

Desabamento do teto em casa de shows no Altiplano, em João Pessoa – Foto; reprodução/redes sociais

CUIDADOS NO MOMENTO DE CONSTRUIR

Ele ainda enfatizou também que é preciso haver mais cuidado no momento das construções dos imóveis. “Se a gente só cobra fiscalização do poder público apesar de necessário, não vai funcionar nunca, porque as pessoas de fato têm que querer pelo menos a segurança, pelo menos o mínimo de vontade, não somente de obrigação”, pontuou.

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as semanas do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal ‘Diário de Obras’.

Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: