header top bar

section content

VÍDEO: Reportagem especial mostra a Barragem do Jenipapeiro, que abastece três municípios no Ceará

O manancial que tem a capacidade de armazenamento de 43 milhões de metros cúbicos

Por Campelo Sousa

18/03/2021 às 17h08

A TV Sul Cariri, afiliada à TV Diário do Sertão no Ceará, visitou a Barragem do Jenipapeiro, localizada no sítio Xique-xique, localizada no município de Baixio, no estado do Ceará.

O manancial que tem a capacidade de armazenamento de 43 milhões de metros cúbicos, é responsável pelo abastecimento de água nos municípios de Ipaumirim, Baixio e Ipaumirim e está localizada.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Prefeitura de Maturiti transforma praça em cemitério durante ação de conscientização sobre Covid

Cerca de 97% dele está localizado nos Sítio Jenipapeiro e Lagoa Tapada, do município de Umari, e, 3% no Sítio Xique-xique município de Baixio e teve sua obra concluída em Novembro de 2011.

Barragem do Jenipapeiro, no interior do Ceará

O administrador da barragem é o Raimundo Lourenço Alves, que é funcionário da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH).

“Me sinto muito bem aqui, tenho grande amizade com todos. Infelizmente esse ano a experiência que temos com os animais mostra que não teremos um bom inverno”, revelou Raimundo.

A reportagem também conversou com Francisco Ferreira, responsável pela Estação Elevatória de Tratamento de Água (ETA) e ele afirmou como é feita a limpeza da água:

“Existem camadas de pedras e areias, daqui ela já sai pronta para o consumo público. Já a parte impura da água é descartada”, revelou.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: