header top bar

section content

Falta de salários levam profissionais de saúde a paralisarem parcialmente atividades, em cidade do Ceará

Os atendimentos de urgência e emergência, classificados em verde e amarelo continuam sendo feitos.

Por Luiz Adriano

15/12/2020 às 11h29 • atualizado em 15/12/2020 às 11h34

Aproximadamente 200 profissionais da saúde paralisaram parcialmente as atividades no Hospital Maternidade São Lucas e na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação)

As atividades para pacientes com problemas dentro da normalidade encontram-se paralisadas no Hospital Maternidade São Lucas e na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Ambas as unidades de saúde funcionam sob administração da Associação das Crianças Excepcionais Nova Iguaçu (ACENI). Ao todo são cerca de 200 profissionais da área da saúde que decidiram fazer a paralisação de maneira parcial, visto que, os atendimentos de urgência e emergência, classificados em verde e amarelo continuam sendo feitos. O protesto dos profissionais de saúde diz respeito ao atraso no pagamento de seus salários referentes a novembro e dezembro.

Segundo a advogada representante do grupo de médicos que decidiram fazer a paralisação, Lívia Siebra, não se trata de uma greve, mas uma “suspensão parcial”. Conforme Lívia, a situação chegou a esse ponto por não haver uma conversa que viesse ser frutífera. Ela lembrou ainda que Juazeiro tem 10 dias que está sem secretário e a prefeitura, assim como, a secretaria não apresentou sequer uma satisfação à sociedade.

VEJA TAMBÉM

Mais Médicos para o Brasil: divulgada lista de cubanos reincorporados

A advogada disse que a questão dos salários atrasados não é só com os médicos. Ela afirmou que todas as categorias estão enfrentando esse problema. Segundo Lívia Siebra, os motoristas que transportam os pacientes também não estão em dias em seus recebimentos de proventos. “Os médicos estão com salário aberto de outubro e novembro e já entrando em dezembro e não tem qualquer previsão, nem cronograma. Ainda são contratos totalmente precários, sem vínculo trabalhista. Ficam jogando um para o outro. A empresa aponta para a Prefeitura e vice-versa”, enfatizou.

A prefeitura de Juazeiro do Norte se posicionou e disse que irá sanar o problema. A nova responsável pela pasta da saúde em Juazeiro do Norte, Delian Pinheiro, após reunião entre as equipes de transição realizada nesta segunda-feira (14), disse que até às 15h desta terça-feira (15) dará um pronunciamento quanto ao levantamento financeiro para os repasses dos salários aos médicos do Hospital São Lucas à ACENI. “No caso do pagamento dos servidores contratados, que inclui os motoristas, todas as providências estão sendo tomadas para sua efetivação. Da mesma forma, em relação aos funcionários da ACENI, que prestam serviço à UPA Limoeiro e Hospital e Maternidade São Lucas, os repasses estarão sendo realizados em breve”, informou a secretária.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: