header top bar

section content

VÍDEO: Homem faz greve de fome em Ipaumirim após ser proibido de vender terreno que ele alega ser dele

João Coragem relata que comprou o terreno há cerca de 20 anos, mas está sendo impedido de vendê-lo porque a Prefeitura afirma que o local é uma via pública

Por Jocivan Pinheiro

30/10/2020 às 15h21 • atualizado em 30/10/2020 às 15h33

O ex-vereador João Trigueiro, conhecido como João Coragem, está fazendo greve de fome em Ipaumirim, no Ceará, com o objetivo de chamar a atenção da Prefeitura para que o problema dele seja resolvido.

João Coragem alega que comprou um terreno na Vila São José, há cerca de 20 anos, mas foi impedido pela Prefeitura de vendê-lo porque o Setor de Tributos da Prefeitura afirma que o local é uma via pública.

Passando por dificuldade financeira, João pretende vender o terreno para abrir um pequeno comércio. O interessado em comprar é um empresário que deseja expandir o prédio do seu estabelecimento que fica ao lado.

VEJA TAMBÉM

Cerca em terreno gera conflito entre dono do local, empresário e Prefeitura de Cajazeiras

João Coragem conta que o valor da venda estava prestes a ser depositado na sua conta, mas ao procurar a Prefeitura para resolver questões burocráticas, foi informado que o terreno é uma rua.

“Eu resolvi fazer esse protesto porque a Justiça do Brasil é lenta. Se for o caso de ir para a Justiça, vai ser oito, dez ou quinze anos”, diz o ex-vereador. “Muita gente está preocupada comigo achando que vou morrer por essa greve de fome. Eu quero dizer que Deus me alimenta espiritualmente”, completa.

O outro lado

A TV Sul Cariri entrou em contato com Raimundo Adriano Lucena, diretor do Departamento de Arrecadação do Setor de Tributos da Prefeitura de Ipaumirim (CE), e ele explicou que o recadastramento imobiliário realizado em 2019 detectou vários problemas de arruamentos e loteamentos fora dos padrões no município.

No Loteamento Vila São José, três das cinco quadras que foram cadastradas no sistema não cabem no espaço físico existente no mapa que está no Setor de Tributos, por isso existem terrenos comprados que, segundo o mapa, são vias públicas. Um desses terrenos é o de João Coragem.

“A ideia é que esses problemas não mais aconteçam. Visando isso é que o município resolveu fazer esse recadastramento imobiliário. Se o nosso amigo João Coragem precisar de qualquer documento que a gente tenha disponível, pode se dirigir à prefeitura, ao Setor de Tributos, que a gente providencia. O que a gente sabe é que o desenho que está no mapa de papel não cabe no espaço físico existente lá no loteamento da Vila São José”.

Ouça o áudio de Raimundo Adriano Lucena

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: