header top bar

section content

VÍDEO: Grandes gafanhotos assustam moradores de Bernardino Batista e deixam agricultores em alerta

Segundo um relatório do Ministério da Agricultura da Argentina, a espécie de gafanhoto que avança pela América do Sul causou danos severos na produção do país

Por Jocivan Pinheiro

29/06/2020 às 16h42 • atualizado em 29/06/2020 às 16h49

Um morador do sítio Capoeiras, no município de Bernardino Batista, que fica no alto sertão da Paraíba, divulgou nas redes sociais um vídeo em que mostra vários gafanhotos de grande porte na sua plantação de coqueiros. Segundo ele, os insetos foram mortos por crianças com estilingue.

O morador acredita que trata-se dos primeiros gafanhotos de uma nuvem que devastou plantações na Argentina e estaria vindo em direção ao Brasil.

Neste fim de semana, técnicos da Argentina começaram o controle da nuvem de gafanhotos que está passando pelo país e que se aproxima do Brasil e do Uruguai.

VEJA TAMBÉM: É fake vídeo que mostra gafanhotos invadindo a cidade de Monteiro, na Paraíba

De acordo com o último boletim do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), a nuvem está localizada a 55 km na cidade de Curuzú Cuatiá, dentro da província de Corriente, e a pouco mais de 100 km do território brasileiro e do uruguaio.

Segundo um relatório do Ministério da Agricultura da Argentina, a espécie de gafanhoto que avança na América do Sul, chamada Schistocerca cancellata, causou danos severos à produção do país nos anos 1960 e é considerada uma “praga pouco conhecida”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: