header top bar

section content

Perdeu objeto no transporte público? Saiba como agir nessa situação

Conheça os processos e serviços que visam devolver itens esquecidos ou perdidos em veículos, paradas e terminais de transporte urbano

Por Gear SEO

02/11/2019 às 20h58

Perdeu objeto no transporte público? Saiba como agir nessa situação

Só quem já passou pela situação de descer do ônibus, trem ou metrô e se lembrar de ter esquecido algo dentro de um desses meios de transporte conhece a sensação de frio na barriga característica do episódio.

Porém, desde ter uma bolsinha porta-objetos para manter seus pertences seguros a entrar em contato com os canais responsáveis, existem algumas saídas eficazes quando se trata de tentar reaver objetos esquecidos em meios de transporte públicos.

Acompanhe nossa lista com orientações que podem ser muito úteis para encontrar e recuperar suas posses perdidas.

Contate o Serviço de Achados e Perdidos

Desceu do ônibus com pressa e, só depois que o veículo já tinha deixado o ponto, percebeu que deixou algo para trás? Em primeiro lugar, saiba que você não foi a única pessoa a passar por isso. Milhares de objetos são perdidos diariamente, em todo o território nacional.

No Parque do Povo, cerca de 200 objetos aguardam seus donos desde a realização deste ano do Maior São João do Mundo.

Então, caso você perceba que deixou um objeto em algum ônibus ou outro meio de transporte público, procure manter a calma e contatar o serviço de achados e perdidos da empresa responsável pela linha que você utilizou.

Lembre-se, claro, que talvez demore algumas horas para que a empresa perceba o objeto perdido e o encaminhe ao setor responsável.

Faça boletim de ocorrência

Boletins de ocorrência (B.O.) são especialmente necessários caso você tenha perdido documentos. Com posse dele, você consegue bloquear a utilização indevida e proteger a si mesmo.

Além disso, a posse de um boletim de ocorrência pode ser importante caso você precise apresentar seus documentos para a contratação de algum serviço específico.

Caso você tenha esquecido seu smartphone e tenha contratado algum tipo de seguro para ele, o B.O. também será útil.

Empresas seguradoras também exigem a presença do Boletim de Ocorrência para que seja possível acionar o sinistro e ressarcir a perda. Mais um bom motivo para não deixar esse passo de lado.

Entre em contato com a empresa e com o motorista

A perda de documentos, smartphones e demais objetos pessoais não se restringe apenas a usuários do sistema público.

Empresas de transporte por aplicativo também registram ocorrências nesse cenário.

Além de objetos pequenos, facilmente esquecidos, as empresas também registram casos bem inusitados, como ventiladores e até mesmo caixas de vinho esquecidas por passageiros apressados.

Cientes do volume de usuários e da frequência com que objetos particulares são encontrados nos carros, essas empresas possuem canais de comunicação mais simples, muitas vezes com o próprio motorista.

Segundo dados divulgados pela 99, empresa e aplicativo de transporte individual, cerca de 5.000 objetos por semana foram esquecidos em carros que prestam serviço para a empresa somente em 2018.

Caso você tenha esquecido seus pertences em algum veículo dessa modalidade, sinalize para a empresa o mais rápido possível. É possível fazer isso pelo aplicativo ou por email.

Repare a perda

Infelizmente, nem todos os objetos perdidos são encaminhados aos devidos setores para serem posteriormente devolvidos a seus proprietários.

É possível que um smartphone encontrado em um ônibus ou outro meio de transporte seja furtado por algum outro passageiro que o tenha encontrado. O mesmo vale para carteiras e documentos.

Vale lembrar que a prática constitui crime previsto em lei, segundo o artigo 169 do Código Penal. De acordo com o texto, a pena nesses casos pode chegar a até um ano de reclusão e pagamento de multa.

Mesmo assim, a pessoa que perdeu seus objetos pode não recuperá-los. Se esse for o caso, resta a compra de novos objetos e a atenção redobrada para que a dor de cabeça não volte a acontecer.

Recomendado pelo Google: