header top bar

section content

Petróleo cru encontrado em praias é reaproveitado em fábrica no sertão cearense

De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), quatro toneladas de óleo já foram retiradas de 18 pontos no Ceará.

Por G1 CE

29/10/2019 às 09h19

O oléo encontrado na praia de Icapuí. — Foto: Helene Santos/SVM

O petróleo cru que tem atingido as praias do Nordeste está sendo reaproveitado no sertão cearense. Uma fábrica no município de Quixeré, a 200 km de Fortaleza, utiliza a substância, misturada com outros resíduos industriais, como combustível alternativo e, dessa forma, alimenta o forno da unidade de produção.

Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado nesta segunda-feira (28), o óleo já atingiu 254 localidades. No Ceará, os municípios de Beberibe, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Fortim, Paraipaba, Aracati, Cascavel e Icapuí, além da capital Fortaleza, registraram manchas nas praias.

VEJA TAMBÉM: 

Sobe para 26 o número de praias atingidas por manchas de óleo no Ceará

Voluntários dedicam tempo livre e arriscam a própria saúde para limpar praias no Ceará

VÍDEO: Comentarista critica falta de atitude de Bolsonaro para conter óleo no Nordeste e elogia Mourão

De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), quatro toneladas de óleo já foram retiradas de 18 pontos no Ceará. Toda essa quantidade teve como destino a fábrica em Quixeré e, após ser usada como combustível, não deixa resíduos ao meio ambiente.

“Quando a gente percebeu que esse óleo tava chegando às praias do Nordeste e isso é, de uma certa forma, um combustível alternativo, nós contactamos os órgãos ambientais, não somente do Ceará, mas também do Rio Grande do Norte e de Pernambuco e nos oferecemos pra fazer o coprocessamento desse material que, basicamente, é a substituição da nossa matriz energética por esse óleo que tava sendo coletado nas praias aqui na região Nordeste”, afirmou o gerente de produção da fábrica, Marco Aurélio da Silva.

De acordo com o diretor industrial da fábrica, João Butkus, a solução diminui os danos ao ambiente. “É a solução ambientalmente correta. Evita que esse óleo vá para lixões, para aterros, para incineradores, que causaria outros problemas pra natureza”, ressalta.

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/10/28/petroleo-cru-encontrado-em-praias-esta-sendo-reaproveitado-em-fabrica-no-sertao-cearense.ghtml

Recomendado pelo Google: