header top bar

section content

Redemoinho de poeira impressiona moradores de município do Ceará

Fenômeno pode trazer riscos pela inalação de fumaça ou arremesso de pequenos objetos, alerta Funceme.

Por G1 CE

18/10/2019 às 18h00

Redemoinho de poeira impressiona moradores de Santana do Acaraú. Foto: Reprodução

Um grande redemoinho de poeira impressionou os moradores de Santana do Acaraú nesta quinta-feira (17). O fenômeno foi flagrado por Vitor Hugo Oliveira, que trafegava em uma estrada próxima no momento em que o redemoinho se formou.

“A gente reagiu com muita surpresa, mas não chegamos a ficar com medo”, diz. Ainda segundo ele, o redemoinho durou cerca de três minutos. “Não estava ventando na hora. Ele se formou e movia bem devagar, quase parando”, descreveu.

VEJA TAMBÉM: Vídeo mostra objetos se movendo sozinhos dentro de UTI de hospital em Iguatu-CE e viraliza nas redes

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que o fenômeno observado trata-se de um “dust devil” (demônio de poeira, em inglês). Ele se forma quando o “ar quente, bem localizado, sobe de forma rápida, na atmosfera, ganhando rotação e absorvendo, pela diminuição da pressão no seu interior, o que está ao redor, principalmente a poeira próximo a sua base dele”.

Ainda conforme o Instituto, “esta poeira sugada é levantada, em rotação, acompanhando o fenômeno, e tornando-o visível”.

Fenômeno traz riscos

Recentemente, um fenômeno com as mesmas características foi observado no Sítio Fomento, em Iguatu, região Centro-Sul do Estado. Moradores também filmaram o redemoinho que se formou em 30 de setembro, em um terreno sem nenhuma edificação. Em ambos os casos, ninguém ficou ferido.

A Funceme alerta que esses fenômenos oferecem, sim, algum risco. A inalação da poeira e o contato dela com os olhos pode trazer desconforto. Há, ainda, o perigo de algum objeto, como pequenos galhos, ser arrastado pelo “dust devil” e ferir quem esteja próximo. Por isso, a orientação é não se aproximar desses redemoinhos.

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/10/18/redemoinho-de-poeira-impressiona-moradores-de-santana-do-acarau-no-ceara.ghtml

AUMENTO DA DOENÇA

CORONAVÍRUS: Em 26 dias, casos confirmados crescem 140% em Sousa comparados com Cajazeiras

VEJA A LISTA DE BAIRROS

VÍDEO: Cajazeiras soma 63 casos de Covid-19; Centro e bairro São Francisco lideram em número de casos

ISOLAMENTO SOCIAL

VÍDEO: Secretaria de Educação de Santa Terezinha-PB inova com aulas no YouTube e em programa de rádio

"TIVE VERGONHA ALHEIA"

VÍDEO: “País está entregue a um bando de aloprados”, diz jornalista sobre vídeo de reunião ministerial

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!