header top bar

section content

Bebê é diagnosticado com meningite; saiba como identificar a doença grave

Uma criança de dois meses foi diagnosticada com meningite.

Por G1

02/05/2018 às 14h57

Bebê é diagnosticado com meningite

Uma criança de dois meses foi diagnosticada com meningite em Juazeiro do Norte, Região do Cariri do Ceará. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, é o primeiro caso do ano no município.

A doença foi confirmada por um exame feito pela equipe que atende a criança, a partir do líquido do cérebro do paciente. A criança está isolada numa área do Hospital e Maternidade São Lucas e reage bem ao tratamento.

A criança nasceu prematura e teve alta com aproximadamente 15 dias de vida. A médica neonatologista, Lilliany Pereira, que coordena a UTI da unidade, afirmou que a doença não é rara.

“A meningite neonatal é uma complicação após uma infecção generalizada que atinge entre 40% e 50% dos recém-nascidos. Quando os bebês têm a infecção, eles podem desenvolver a meningite. Esse tipo é diferente da doença que atinge crianças maiores”, explica a médica.

Ainda segundo a neonatologista, esse tipo de meningite não oferece risco de contaminação pelas vias respiratórias para os outros bebês da maternidade nem para acompanhantes ou mesmo à equipe que está cuidando da criança doente. “Todas as medidas estão sendo tomadas, não há risco de ninguém adoecer dentro da unidade de saúde”.

A médica orienta que os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas:

Sonolência
Choro persistente
Ausência de sucção
Moleira alta e dura
Convulsões

A médica orienta que esses sintomas são diferentes dos que aparecem em crianças maiores. O ideal é buscar ajuda médica para tratar a meningite neonatal o quanto antes, orienta. Ano passado, o Ceará registrou mais casos do que no ano anterior e dezoito pessoas morreram.

G1

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/bebe-e-diagnosticado-com-meningite-e-juazeiro-do-norte-registra-primeiro-caso-da-doenca-neste-ano-diz-medica.ghtml

Recomendado pelo Google: