header top bar

section content

VÍDEO: Governo Federal anuncia saída do presidente do INSS e cajazeirense Leonardo Rolim assume o cargo

Desde o final do ano de 2019 o governo federal demonstrava insatisfação com as longas filas na autarquia. O presidente Jair Bolsonaro estaria cobrando por mudanças no comando no órgão.

Por José Dias Neto

29/01/2020 às 08h21 • atualizado em 29/01/2020 às 08h39

O secretário de Previdência e Trabalho do governo Bolsonaro, Rogério Marinho, anunciou nesta terça-feira (28) na Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF a saída de Renato Vieira da presidência no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para ocupar o cargo, será nomeado o cajazeirense Leonardo Rolim, que até então desempenha a função de secretário de Previdência do Ministério da Economia.

Desde o final do ano de 2019 o governo federal demonstrava insatisfação com as longas filas na autarquia. O presidente Jair Bolsonaro estaria cobrando por mudanças no comando no órgão. O próprio secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, afirmou que a digitalização dos serviços fez a fila aumentar.

Renato Vieira deixa o INSS do governo Bolsonaro após crise das longas filas na autarquia federal

Há atualmente 1,3 milhão de requerimentos atrasados no INSS. Para reduzir as filas, o governo decidiu, no dia 14 de janeiro, contratar emergencialmente 7.000 militares da reserva para atuar no atendimento.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Presidente da Rede diz que sustentabilidade do governo de Bolsonaro é o mais atrasado da história

Governo publica decreto para contratar militares no serviço público

Leonardo Rolim assume o Instituto Nacional do Seguro Social do governo Bolsonaro. Foto: Crusué

A nomeação de Leonardo Rolim e a exoneração Renato Vieira devem ser publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira(28).

QUEM É O CAJAZEIRENSE NO ALTO ESCALÃO DO GOVERNO?

Leonardo José Rolim Guimarães, é consultor de orçamento na Câmara dos Deputados, aprovado no concurso de 1999. Cedido ao Senado Federal, foi assessor do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e diretor da Assessoria Especial de Planejamento e Modernização Administrativa. Rolim é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e tem trabalhos publicados nas áreas de previdência e trabalho.

Rolim tem 45 anos, e é irmão das Jornalistas Lena Guimarães (in memorian) e Lúcia Rolim. Ele possui mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No Ministério do Trabalho e Emprego, foi assessor do secretário-executivo e assessor especial do ministro.

Na área acadêmica, Leonardo Rolim foi instrutor de Administração Pública na ENAP, ministrando vários cursos na área de administração pública e planejamento governamental para diversos órgãos, como a Marinha do Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz e o Governo do Estado do Ceará. Também foi professor do curso de graduação em Administração da Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

PRECAUÇÃO

VÍDEO: Xeque Mate recebe profissionais da saúde e segurança e fala dos cuidados durante o carnaval

CRIANÇA MORREU DE MENINGITE

VÍDEO: Médica explica por que Ana Caroline não foi transferida, e afirma que não há motivo para pânico

CASO GRAVE

Criança de 8 anos morre vítima de meningite no Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras

CONCESSIONÁRIA

VÍDEO: Brazauto de Cajazeiras anuncia promoção de Carnaval para os carros mais populares da Toyota