header top bar

section content

VÍDEO: “Famílias mais carentes serão as primeiras contempladas”, diz João Neto sobre programa habitacional

Segundo o prefeito de Aparecida, a primeira etapa do projeto já está em fase avançada. “Tivemos quase 600 cadastros, uma parte da zona urbana, uma parte da zona rural”

Por Fernando Alencar

30/04/2025 às 15h25

O prefeito de Aparecida, no Sertão da Paraíba, João Neto (PSB), falou sobre o andamento dos conjuntos habitacionais no município, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, onde o gestor detalhou o processo de cadastro, seleção e expectativas para as próximas etapas do programa de habitação do Governo Federal.

Segundo o prefeito, a primeira etapa do projeto já está em fase avançada. “Em conversa com a Caixa Econômica, a gente abriu o cadastro no município de Aparecida. Tivemos quase 600 cadastros, uma parte da zona urbana, uma parte da zona rural”, explicou João Neto, destacando que o processo de escolha das famílias contempladas foi feito com rigor técnico e critérios de vulnerabilidade social.

Ainda de acordo com ele, a triagem foi realizada de forma conjunta entre a gestão municipal e a Caixa Econômica Federal, levando em consideração fatores como a presença de pessoas com deficiência, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. “Esse primeiro critério a Caixa Econômica seleciona também as famílias junto com a gente. A gente mandou todos os cadastros para a Caixa Econômica, e Caixa tem os critérios, que também foi adotado pelo município.”

O prefeito ressaltou a seriedade do processo e a transparência nas etapas, que foram comunicadas continuamente à população. “Foi muito criteriosa essa seleção, e desde o princípio que as famílias sabem que a gente ia trabalhar no processo de seleção, e sempre dizemos em todos os debates que a gente faz com as famílias de Aparecida.”

A primeira etapa do programa contempla 100 unidades habitacionais, mas o município já está se preparando para as próximas fases. João Neto afirmou que a Prefeitura trabalha para viabilizar outras 400 casas.

“A gente vai continuar com o programa de habitação. E tanto que agora, assinou esses contratos, a gente já vai cadastrar mais 100 casas no programa de habitação do governo federal para conseguir realizar.”

Prefeito de Aparecida, João Neto (Foto: Diário do Sertão)

Prefeito de Aparecida, João Neto (Foto: Diário do Sertão)

Apesar dos avanços, o gestor lembrou que o caminho tem sido longo e cheio de desafios burocráticos. “É uma grande burocracia, é importante saber disso. A gente vem para imprensa para apresentar o resultado, mas nós estamos trabalhando nesse projeto há mais de 1 ano, buscando papel, resolvendo questão de cartório, questão financeira.”

O projeto habitacional é visto pela gestão municipal como uma prioridade para melhorar as condições de vida da população em situação de vulnerabilidade. João Neto reforçou que o compromisso da Prefeitura é garantir que as famílias mais necessitadas sejam as primeiras a terem acesso às moradias. “As famílias mais carentes, tenho certeza que serão as primeiras contempladas dentro do município de Aparecida, que foram as selecionadas inicialmente.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: